- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Segurança Cibernética

Microsoft desmantela rede de malware Lumma, apreende 2.000 domínios

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A Microsoft anunciou a desarticulação de uma significativa rede de distribuição de malware, conhecida como Lumma Stealer, em uma operação global que envolveu agências de segurança internacional. O foco da ação foi interromper o roubo de credenciais e ataques de ransomware, afetando perto de 400 mil dispositivos Windows.

Incidente e vulnerabilidade

A Lumma Stealer, um malware do tipo infostealer, se tornou uma ferramenta amplamente utilizada por cibercriminosos, oferecendo um método “plug-and-play” para roubar informações sensíveis, como senhas e dados bancários. O malware era frequentemente disseminado através de campanhas de phishing e malvertising, com um exemplo recente em que atacantes se faziam passar pela Booking.com para induzir usuários a baixar arquivos contaminados.

Impacto e resposta

Desde março até maio de 2025, a Microsoft mapeou a atividade da Lumma, identificando padrões de infecção em regiões como América do Norte, Europa e partes da Ásia. A operação, que resultou na apreensão de mais de 2.300 domínios, envolveu ações legais nos EUA e na Europa. Segundo a Microsoft:

“Dismantling this operation will protect hundreds of thousands of people. But just as important is the follow-up, making sure victims are alerted and supported.”
(“Desmantelar essa operação protegerá centenas de milhares de pessoas. Mas igualmente importante é o acompanhamento, garantindo que as vítimas sejam alertadas e apoiadas.”)

— Thomas Richards, Diretor de Segurança de Infraestrutura, Black Duck

Mitigações recomendadas

Como medida de proteção, a Microsoft recomenda cautela ao manusear links e anexos em emails, uso de ferramentas de antivírus e anti-malware respeitáveis, além de manter sistemas operacionais e softwares atualizados. A habilitação da autenticação em múltiplos fatores também é aconselhada para aumentar a segurança dos dados. Este incidente sublinha a necessidade de colaboração contínua entre o setor privado e agências de segurança para mitigar futuras ameaças.

O desmantelamento da Lumma Stealer representa um esforço significativo contra o crime cibernético, embora os riscos permanecem, dado o contínuo valor do mercado de Malware-as-a-Service. Os próximos passos envolvem não apenas a proteção de usuários, mas também o compromisso em reduzir a eficácia de tais operações no futuro.

Fonte: (Hack Read – Segurança Cibernética)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!