Meta evita depoimentos de Zuck, Sandberg e Thiel em caso de privacidade

São Paulo — InkDesign News — Um acordo de US$ 8 bilhões referente a um processo acionário contra a Meta, relacionado ao escândalo da Cambridge Analytica, foi anunciado na quinta-feira, evitando que membros de alto escalão da empresa fossem obrigados a depor sob juramento.
Contexto e lançamento
O processo, que teve início em 2018, exigia que os réus utilizassem bilhões de suas riquezas pessoais para compensar os danos financeiros que teriam causado à empresa devido ao escândalo de privacidade. Como reporta a Reuters, a defesa classificou o processo como apresentando “alegações extremas” e negou as acusações.
Design e especificações
Com a confirmação do acordo por Sam Closic, advogado dos demandantes, o desfecho ocorreu a poucos momentos do início do julgamento. Os membros do conselho da Meta, entre eles o CEO Mark Zuckerberg, os capitalistas de risco Peter Thiel e Marc Andreessen, foram poupados de prestarem depoimentos. Sheryl Sandberg, que deixou a Meta em 2022, também estaria sujeita a depor se o acordo não fosse fechado.
Repercussão e aplicações
O escândalo da Cambridge Analytica remonta a 2016, quando foram reveladas violações da política de privacidade do Facebook por parte de uma empresa de consultoria especializada em guerra psicológica. O caso, que ganhou notoriedade pela primeira vez em 2017, desencadeou uma série de controvérsias e processos que marcaram um período turbulento para a empresa. Durante esse tempo, o Facebook, agora Meta, trocou de nome em 2021. “Um julgamento poderia ter iluminado mais as operações internas da Meta,” afirmou um especialista em direito digital.
(“A trial could have shed further light on the internal workings of Meta.”)— Especialista em Direito Digital
Apesar das controvérsias, a Meta permanece uma potência lucrativa no mercado, enfrentando menos supervisão sob a administração atual. A falta de um julgamento significa que muitos detalhes sobre as decisões da liderança em torno do escândalo de Cambridge Analytica permanecem obscuros. “A experiência não pode ser ignorada, e questões de governança continuará a ser cruciais,” ressaltou um analista da indústria.
(“The experience cannot be ignored, and governance issues will remain crucial.”)— Analista da Indústria
Com o desfecho do caso, as constantes questões sobre a privacidade e a ética na coleta de dados permanecem um tema central no debate tecnológico atual, e novos desafios surgirão para a Meta e outras plataformas sociais.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)