
São Paulo — InkDesign News —
A Mercedes-Benz, símbolo de consumo de luxo e potência econômica, revela dados recentes que destacam a complexa dinâmica de vendas de seus veículos. O segundo trimestre de 2025 traz resultados que refletem tanto a boa performance em determinados mercados quanto os desafios políticos que travam a empresa globalmente.
Contexto e lançamento
A Mercedes-Benz sempre foi referência no setor automotivo de luxo, ressaltando não apenas o prestígio de seus veículos, mas também as tendências de consumo entre os mais abastados. No seu último relatório, divulgado em 8 de julho, a montadora comunicou um crescimento significativo nas vendas de modelos topo de linha na América, enquanto enfrenta uma queda global de 9% nas vendas.
Design e especificações
Os dados revelam um aumento de 26% na demanda por veículos de alta gama, como a linha AMG e o emblemático modelo G-Class. Este sucesso é contrastado pela desaceleração em outros mercados, atribuída a “novas políticas tarifárias globais”. A empresa, embora tenha visto um aumento de 34% nas vendas de híbridos plug-in (PHEV) no último trimestre, enfrenta dores no mercado chinês, onde as políticas de “Compre Chinês” têm afetado a penetração de marcas importadas.
“Vemos uma boa demanda de clientes nos EUA e na Alemanha para nossos produtos, incluindo nossos veículos topo de linha, apesar das tarifas impactarem nossas vendas globais no segundo trimestre.”
(“We see good customer demand in the U.S. and Germany for our products, including our top-end vehicles, despite tariffs impacting our global sales in the second quarter.”)— Mathias Geisen, Membro do Conselho, Mercedes-Benz Group
Repercussão e aplicações
A atuação da Mercedes-Benz nos Estados Unidos se destaca como um ponto positivo, com os veículos de alta gama representando mais de 14% das vendas totais no segundo trimestre. Contudo, o sucesso americano contrasta com a competitividade acirrada enfrentada na China. As guerras de preços impulsionadas pela Tesla e fabricantes locais têm elevado a dificuldade para a marca, que ainda mantém sua posição como a líder de luxo no país.
“Desempenho misto em veículos elétricos.”
(“Mixed bag on EV performance.”)— Análise interna, Mercedes-Benz
À medida que observamos um mercado desafiador, a Mercedes-Benz se prepara para uma série de lançamentos significativos, incluindo o novo CLA, um sedan totalmente elétrico bem recebido na Europa, e o modelo elétrico GLC, parte da maior série de lançamentos da história da empresa, programada para a segunda metade de 2025. A intersecção entre política e automóveis nunca foi tão pronunciada, e a Mercedes-Benz confirma que as decisões governamentais estão moldando o futuro da indústria.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)