
Nova Iorque — InkDesign News — Os três principais índices de Wall Street registraram forte alta nesta segunda-feira, com o índice S&P 500 atingindo seu nível mais alto desde o início de março, após um acordo comercial entre os Estados Unidos e a China para reduzir temporariamente as tarifas.
Panorama econômico
O acordo entre as duas potências, anunciado nesta segunda-feira, permitiu que os EUA reduzissem tarifas sobre importações chinesas de 145% para 30%, enquanto a China diminuirá as taxas sobre importações dos EUA de 125% para 10%. Este movimento traz esperança para a desescalada de uma guerra comercial global que se intensificou nas últimas semanas, especialmente com as políticas do presidente dos EUA, Donald Trump.
Indicadores e análises
Os principais índices da bolsa experimentaram uma recuperação significativa. O Dow Jones subiu 2,81%, fechando em 42.410,10 pontos, enquanto o S&P 500 avançou 3,26%, alcançando 5.844,19 pontos, e o Nasdaq teve uma alta de 4,35%, indo para 18.708,34 pontos. Este aumento foi interpretado por investidores como um alívio, principalmente considerando a alta volatilidade que os mercados enfrentaram após o anúncio de tarifas em abril, resultando em perdas agudas nas ações.
“É uma alta de alívio porque havia muita ansiedade e angústia em relação às tarifas entre os EUA e a China”
(“It’s a relief rally because there was a lot of anxiety and angst over tariffs between the U.S. and China.”)— John Praveen, Diretor Administrativo, Paleo Leon
Impactos e previsões
A decisão de reduzir as tarifas pode impactar positivamente setores como consumo discricionário, que viu um salto de 5,66%, e tecnologia, com um avanço de 4,66%. Ao mesmo tempo, o setor de serviços públicos foi o único a cair, registrando uma perda de 0,68%. Analistas ressaltam que a recuperação do S&P 500 e do Nasdaq pode ser um sinal de confiança renovada, embora se mantenham cautelosos quanto à incerteza sobre onde as tarifas poderão se estabilizar no futuro.
“As duas economias pareciam estar trabalhando para evitar os piores cenários tarifários.”
(“The two economies seemed to be working to avoid the worst tariff scenarios.”)— John Praveen, Diretor Administrativo, Paleo Leon
À medida que os investidores buscam sinais de estabilidade, os próximos desdobramentos nas relações comerciais entre as duas nações serão cruciais. Expectativas de medidas adicionais de mercado podem surgir, dependendo do progresso nas negociações e do impacto sobre a inflação e as taxas de juros.
Fonte: (CNN Brasil – Economia)