
São Paulo — InkDesign News — As ações americanas encerraram a quinta-feira (22) em meio a uma sessão instável, marcada pela aprovação do projeto de lei de impostos e gastos proposto pelo presidente Donald Trump, que impactou a expectativa de juros e a inflação.
Panorama econômico
O mercado de ações nos Estados Unidos demonstrou uma leve recuperação após as quedas iniciais, com os rendimentos dos títulos do Tesouro americano recuando. As preocupações com o déficit federal, que deverá aumentar em US$ 3,8 trilhões na próxima década, trouxeram volatilidade aos índices, refletindo a incerteza em relação às tarifas sobre importações e suas repercussões sobre os preços ao consumidor.
Indicadores e análises
O rendimento da nota de referência dos EUA de 10 anos caiu 5,4 pontos-base, finalizando em 4,543%, após alcançar seu pico desde fevereiro. O Dow Jones Industrial Average encerrou a sessão em 41.859,09, com uma leve queda de 1,35 ponto, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq também apresentaram variações mínimas. O S&P 500 registrou quatro novas máximas em 52 semanas, contrastando com o aumento de novas mínimas.
“O mercado odeia a incerteza e ainda temos essa sobrecarga de tarifas e o mercado de títulos, que é totalmente apolítico e totalmente internacional”
(“The market hates uncertainty, and we still have this tariff burden and the bond market, which is totally apolitical and totally international.”)— George Young, sócio e gestor de portfólio, Villere & Co
Impactos e previsões
As incertezas políticas e econômicas estão pesando sobre diversos setores. As ações de bens de consumo discricionários e tecnologia viram aumentos, ao passo que as de serviços públicos e energia enfrentaram quedas. O impacto das tarifas sobre as importações, junto com a expectativa de políticas fiscais e monetárias restritivas, causam preocupação entre analistas. A queda de 4,3% das ações da First Solar reflete as incertezas sobre subsídios relacionados à energia verde, previstos para serem encerrados pelo novo projeto de lei fiscal.
“Mas estamos pensando em problemas potenciais maiores, e os dois principais pontos em pauta são tarifas e taxas de juros.”
(“But we are thinking about potentially bigger problems, with two main points on the agenda being tariffs and interest rates.”)— George Young, sócio e gestor de portfólio, Villere & Co
Os próximos desdobramentos estarão ligados a novos indicadores econômicos que possam sinalizar mudanças no cenário atual. A atenção dos investidores permanece voltada para as próximas decisões de política fiscal e os movimentos do setor de tecnologia, que tende a refletir as expectativas gerais do mercado.
Fonte: (CNN Brasil – Economia)