- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Economia

Mercados desabam após Trump ameaçar UE e tarifas sobre Apple

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — O principal índice acionário da Europa enfrentou um tombo nesta sexta-feira, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar a ameaça de tarifas elevadas sobre produtos da União Europeia e da Apple, retomando preocupações sobre os efeitos econômicos das disputas comerciais.

Panorama econômico

No dia 1º de junho, Trump sugeriu a implementação de uma tarifa de 50% sobre produtos da União Europeia, afetando principalmente Itens de luxo, produtos farmacêuticos e outros bens. Além disso, a Apple pode enfrentar uma tarifa de 25% sobre iPhones vendidos nos EUA que não sejam fabricados internamente. Essas declarações fazem parte de um discurso mais amplo que busca proteger a economia americana em um cenário global de tensões comerciais.

Indicadores e análises

Em resposta, o índice STOXX 600 caiu 1,07%, marcando 544,38 pontos e sinalizando uma possível queda semanal após cinco semanas de crescimento. O índice de volatilidade também observou um aumento significativo, atingindo o maior nível em mais de quatro semanas.

A última ameaça é pior do que o pior cenário possível.
(“This latest threat is worse than the worst-case scenario.”)

— Fiona Cincotta, Analista Sênior de Mercado, City Index

Impactos e previsões

Os efeitos imediatos da ameaça de Trump podem impactar diversos setores, especialmente aqueles que dependem das importações da UE e da produção da Apple. Economistas alertam que uma escalada nas tarifas pode desencadear uma desaceleração econômica. Enquanto o índice STOXX 600 está 26,7% acima da mínima de abril, escolas em diversos países europeus, incluindo o Financial Times, DAX, CAC-40, Ftse/Mib, Ibex-35 e PSI20, também observaram quedas significativas em seus índices.

À medida que os mercados respondem a essas novas ameaças, os investidores devem estar atentos ao desenvolvimento das cargas tarifárias e suas consequências diretas nas relações comerciais internacionais.

Fonte: (CNN Brasil – Economia)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!