
São Paulo — InkDesign News — A Mendaera Inc., uma empresa baseada em San Mateo, Califórnia, recebeu a aprovação 510(k) da FDA para seu sistema robótico portátil Focalist, projetado para otimizar a colocação de agulhas guiadas por ultrassom, uma prática que se torna cada vez mais necessária em ambientes clínicos diversos.
Tecnologia aplicada
O Focalist é um sistema robótico portátil que integra controle manual, imagens de ultrassom em tempo real e software avançado. Seu design é voltado para aprimorar a precisão na colocação de agulhas em procedimentos médicos como biópsias, acesso vascular e terapias. O sistema apresenta um touchscreen para direcionamento, posicionamento robótico da agulha e um rastreamento contínuo da profundidade da agulha, com a intenção de tornar esses procedimentos minimamente invasivos mais consistentes e acessíveis.
Desenvolvimento e testes
Os testes do Focalist foram conduzidos em cenários representativos de sua aplicação clínica, focando em métricas de desempenho como precisão e reprodutibilidade na colocação de agulhas. A empresa afirma que a formação necessária para os operadores pode ser reduzida, visto que o sistema robótico visa minimizar a dependência da coordenação e julgamento espacial do operador, que historicamente varia amplamente entre profissionais e instituições. Mendaera está em processo de lançamento limitado do Focalist, começando com instituições médicas selecionadas, priorizando a urologia.
Impacto e aplicações
A introdução do Focalist tem o potencial de transformar a forma como procedimentos guiados por imagem, que envolvem a colocação de agulhas, são realizados. “Simplificar o acesso percutâneo guiado por ultrassom é uma das maneiras mais impactantes de melhorar a eficiência e a segurança na urologia e além”, afirmou o Dr. Gerhard J. Fuchs. Ele enfatizou que, por oferecer melhor visualização da anatomia, o sistema robótico pode suavizar as barreiras à colocação precisa de dispositivos médicos.
“Robótica tem mostrado aumentar as capacidades dos profissionais em procedimentos complexos e pretendemos demonstrar que o mesmo pode ser verdadeiro na assistência rotina.”
(“Robotics have been shown to increase provider capabilities in complex procedures, and we intend to demonstrate that the same can be true in everyday care.”)— Josh DeFonzo, Co-fundador e CEO, Mendaera
Com a autorização da FDA, a Mendaera planeja expandir seu uso para outras especialidades, prevendo a comercialização completa do sistema Focalist em 2026. Este avanço poderia resultar em um aumento significativo na eficiência dos procedimentos médicos, proporcionando um retorno sobre investimento substancial para instituições de saúde.
Fonte: (The Robot Report – Robótica & Automação)