- Publicidade -
- Publicidade -
Economia

Materiais e mão de obra mantêm inflação da construção no IGP-DI abril

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A inflação no setor da construção civil foi sustentada pela alta nos custos dos materiais e da mão de obra, conforme apontado pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de abril, divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Panorama econômico

O contexto econômico global marcado por pressões inflacionárias persistentes e uma política monetária ainda restritiva em diversas economias emergentes e desenvolvidas influencia diretamente os custos no setor de construção no Brasil. A FGV apresentou os números do IGP-DI, indicador que reflete variações de preços de insumos e serviços no mercado doméstico. Neste cenário, a manutenção da alta nos juros pelo Banco Central contribui para a cautela dos investidores no mercado imobiliário, impactando decisões de investimento e financiamento.

Indicadores e análises

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI) registrou uma elevação de 0,52% em abril, superior ao avanço de 0,39% verificado em março. O índice referente a Materiais, Equipamentos e Serviços saiu de uma alta de 0,24% para 0,45% no período. Separadamente, o custo dos Materiais e Equipamentos aumentou 0,43% em abril, ante 0,24% em março, enquanto os Serviços passaram de 0,23% para 0,57%.

Por sua vez, o índice da Mão de Obra manteve-se estável, com alta de 0,61% em abril, igualando o resultado de março.

“A pressão nos custos dos materiais e equipamentos é reflexo direto da cadeia global de suprimentos e do aumento da demanda interna”
(“The pressure on the costs of materials and equipment is a direct reflection of the global supply chain and increased domestic demand.”)

— Fundação Getulio Vargas (FGV)

Impactos e previsões

O aumento nos custos traz desafios para a indústria da construção, que pode repassar parte dos encargos aos consumidores finais, impactando projetos de habitação e infraestrutura. Para o mercado imobiliário, o cenário indica ajustes previstos nos preços dos imóveis, especialmente em segmentos populares que dependem de programas governamentais como o Minha Casa, Minha Vida.

“Essas variações nos custos podem pressionar o orçamento das famílias e limitar a velocidade de novos lançamentos no setor”
(“These cost variations can pressure household budgets and limit the speed of new launches in the sector.”)

— Analista econômico, Instituto de Pesquisas Econômicas

Especialistas recomendam monitoramento contínuo dos índices para ajustes na política econômica e medidas que possam mitigar os impactos sobre o consumidor sem comprometer a sustentabilidade da construção civil.

Com a continuidade das pressões inflacionárias, o setor aguarda respostas dos órgãos reguladores e a evolução do cenário macroeconômico para os próximos meses, inclusive a possível influência de decisões na política fiscal e monetária nacional.

Para mais informações sobre a economia brasileira, acesse nossa seção economia.

Fonte: (CNN Brasil – Economia)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!