
Contexto da pesquisa
A pesquisa sobre inteligência artificial (IA) e machine learning (ML) está em constante evolução, sendo cada vez mais relevante na construção de um futuro digital. Com o avanço das tecnologias, surge a preocupação sobre como essas ferramentas impactam a forma como a história é documentada e interpretada.
Método proposto
A abordagem discutida por Marnie Hughes-Warrington, historiadora, se foca na utilização de sistemas de IA para gerar e compilar dados históricos. Esses sistemas utilizam algoritmos de aprendizado profundo (deep learning) para processar grandes volumes de informações históricas, permitindo a construção de um “arquivo” de registros que moldará a forma como as futuras gerações entenderão o passado.
“A história não é uma ameaça se encaremos o convite de envolver-nos em sua criação”
(“AI is not a threat to history if we see the invitation to be involved in its making.”)— Marnie Hughes-Warrington, Historiadora
Resultados e impacto
Os resultados preliminares sugerem que, embora a IA tenha o potencial de gerar insights valiosos através de padrões em dados históricos, também existe o risco de amplificação de vieses e interpretações tendenciosas. Sistemas de IA que utilizam conjuntos de dados históricos podem perpetuar desigualdades sociais ao não considerar a complexidade e as nuances dos contextos históricos. Hughes-Warrington destaca que estas lacunas na coleta de dados geram uma apresentação distorcida da história.
“Os relatos históricos nunca são completamente verdadeiros, mas são ‘parcialmente fundamentados’, referindo-se a evidências externas”
(“historical claims made by scholars and historians are never fully or perfectly true but are ‘partially grounded.’”)— Marnie Hughes-Warrington, Historiadora
Além disso, ao integrar conhecimentos históricos no desenvolvimento de IA, há uma oportunidade de criar modelos mais justos e precisos que respeitem a complexidade da narrativa histórica. As futuras aplicações podem incluir a criação de ferramentas de aprendizado de máquina que ajudem educadores e alunos a entender melhor as nuances do passado, além de melhorar a acurácia das conversas sobre história em plataformas online.
Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)