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Machine learning & AI

Machine learning otimiza inventário e liberta baristas

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Starbucks Adota IA para Gerenciamento de Estoque

O uso de “machine learning” está revolucionando o gerenciamento de estoques no setor de varejo. A Starbucks anunciou sua nova iniciativa, utilizando tecnologias avançadas para otimizar o controle de inventário em seus estabelecimentos.

Contexto da pesquisa

Recentemente, a Starbucks, em parceria com a NomadGo, desenvolveu um sistema de contagem automatizada que integra “computer vision, 3D spatial intelligence e augmented reality”. Essa tecnologia é uma resposta à necessidade de um controle de estoque mais eficiente e menos suscetível a erros.

Método proposto

A abordagem da Starbucks utiliza visão computacional para contar produtos em minutos, eliminando a prática de contagem manual, que é considerada uma das mais problemáticas no setor de food service e varejo. Com um tablet, os funcionários podem verificar o que está disponível, aumentando a precisão da contagem para 99%.

Resultados e impacto

Com a nova tecnologia, a Starbucks estima que a contagem de estoque ocorra oito vezes mais frequentemente. Isso também melhora a velocidade nas entregas e reduz a falta de produtos. O CTO da Starbucks, Deb Hall Lefevre, expressou:

“Com uma rápida digitalização usando um tablet portátil, os parceiros podem ver instantaneamente o que está em estoque—garantindo que o frio, leites alternativos ou cobertura de caramelo estejam sempre disponíveis.”
(“With a quick scan using a handheld tablet, partners can instantly see what’s in stock—ensuring cold foam, oat milk or caramel drizzle are always available.”)

— Deb Hall Lefevre, CTO, Starbucks

O sistema foi implantado em mais de 11 mil locais da Starbucks na América do Norte, permitindo um controle mais dinâmico sobre o inventário e facilitando o processo de pedidos de reabastecimento.

Além disso, a empresa planeja expandir o uso dessa tecnologia para automatizar ordens de reabastecimento, que poderá beneficiar não apenas o funcionamento interno da loja, mas também proporcionar uma melhor experiência ao cliente.

O avanço em “machine learning” e IA, como demonstrado na implementação da Starbucks, pode abrir novas possibilidades para o gerenciamento de estoques no varejo, potencializando a eficiência operacional.

Possíveis aplicações futuras incluem o suporte a produtos mais saudáveis e a personalização de pedidos, refletindo uma tendência crescente de atender às demandas dos consumidores.

Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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