- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Machine learning & AI

Machine learning otimiza eco-driving e reduz emissões

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News —

A aplicação de técnicas de machine learning e inteligência artificial (AI) em sistemas de controle de tráfego pode reduzir significativamente as emissões de carbono em cidades americanas, conforme uma pesquisa realizada por especialistas do MIT. O estudo aborda como a otimização do comportamento de condução pode minimizar o impacto ambiental do transporte urbano.

Contexto da pesquisa

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) conduziram um estudo abrangente que investiga a possibilidade de implementar medidas de eco-condução para reduzir as emissões de CO2 em interseções movimentadas. O foco está em motoristas que frequentemente enfrentam longos períodos de espera em semáforos, o que não apenas prejudica a paciência dos condutores, mas também contribui significativamente para as emissões de carbono do transporte terrestre nos EUA.

Método proposto

A pesquisa utilizou técnicas de aprendizagem de reforço profundo, uma abordagem avançada de machine learning, para modelar cenários de tráfego em três cidades: Atlanta, San Francisco e Los Angeles. Os pesquisadores identificaram 33 fatores que influenciam as emissões de veículos, como temperatura, tipo de estrada e comportamento dos motoristas, simulando mais de um milhão de cenários de tráfego. Eles dividiram os modelos de aprendizado em cluster para otimizar a eficácia na redução de emissões, permitindo que o controle de eco-condução fosse aplicado em nível de interseção.

“Uma das maiores dificuldades foi assegurar que não deixássemos de fora fatores principais.”
(“One of the biggest challenges was making sure we were diligent and didn’t leave out any major factors.”)

— Cathy Wu, Professora Associada, MIT

Resultados e impacto

Os resultados da modelagem indicam que a total implementação de medidas de eco-condução pode levar a uma redução de emissões nas interseções de 11% a 22%, dependendo da configuração das ruas na cidade. Mesmo com apenas 10% dos veículos adotando essa prática, a redução total pode variar de 25% a 50%. Os pesquisadores também notaram que a otimização dinâmica dos limites de velocidade em 20% das interseções pode oferecer 70% do benefício total em termos de emissões.

“Esta é uma primeira tentativa de quantificar sistematicamente os benefícios ambientais em toda a rede da eco-condução.”
(“This is a first attempt to systematically quantify network-wide environmental benefits of eco-driving.”)

— Hesham Rakha, Professor de Engenharia, Virginia Tech

Esses achados sugerem que a integração da eco-condução com outras soluções de descarbonização do transporte poderia amplificar os benefícios gerais. A pesquisa abre caminho para novas aplicações, incluindo sistemas de controle de tráfego mais inteligentes e respostas rápidas a dinâmicas de tráfego em tempo real.

Fonte: TechXplore – Machine Learning & AI

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!