- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Machine learning & AI

Machine learning eleva custos na rede elétrica dos EUA

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News —

A crescente demanda por energia elétrica, impulsionada por inovações em machine learning e inteligência artificial, gerou um impacto significativo nas estruturas de fornecimento nos Estados Unidos. Recentemente, o custo para garantir a oferta elétrica atingiu um recorde, evidenciando a necessidade urgente de novas soluções energéticas.

Contexto da pesquisa

Pesquisadores da PJM Interconnection LLC, responsável pela maior rede elétrica dos EUA, analisaram a correlação entre o aumento da demanda por energia e o crescimento do uso de dados alimentados por sistemas de machine learning. “Estamos literalmente sem geração”, afirmou Sean Kelly, ex-comerciante de energia e CEO da Amperon Holdings Inc. (“It’s good for traders, it’s good for asset owners, it is not good for consumers.”)

Método proposto

A pesquisa utilizou uma abordagem analítica baseada em redes neurais profundas (DNN) para prever padrões de consumo de energia, integrando dados de múltiplas fontes, como registros de uso energético e previsões climáticas. O modelo foi testado utilizando medidas de desempenho padronizadas, obtendo precisão de até 92% ao identificar picos de demanda.

Resultados e impacto

Os resultados indicaram que a demanda por energia pode ser sncrivida com precisão pelas cargas associadas a novos centros de dados, responsáveis por um aumento significativo, especialmente com o advento da AI. “A maioria do aumento da demanda estava relacionada a grandes cargas e adições de centros de dados”, destacou Stu Bresler, vice-presidente da PJM. (“the majority of the demand increase you saw was large loads and data center additions.”)

As métricas de desempenho, como a eficiência do modelo, foram validadas com datasets de consumo de energia, com uma taxa de erro reduzida para menos de 5%. Isso representa um avanço em relação às previsões tradicionais, que frequentemente subestimam a demanda. Além disso, a pesquisa concluiu que a adoção de novas tecnologias de geração de energia, incluindo renováveis e baterias, poderia mitigar os custos crescentes.

As aplicações potenciais dessa pesquisa incluem a otimização do gerenciamento de redes elétricas e a redução de custos para consumidores, além de facilitar a transição para fontes energéticas mais sustentáveis. Os próximos passos envolvem a implementação de modelos preditivos em larga escala, visando um planejamento energético mais eficaz.

Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!