
AI e Vendas: A Superioridade Humana em Livestreams
Pesquisas recentes na interseção de machine learning e vendas online revelam que, apesar do avanço da inteligência artificial (AI), as vendas por meio de livestreams ainda são mais eficazes quando realizadas por humanos.
Contexto da pesquisa
Uma pesquisa conduzida pela UBC Sauder School of Business examinou o impacto dos “streamers digitais” impulsionados por AI, que atuam como vendedores virtuais durante transmissões ao vivo. O estudo desafiou a ideia de que esses streamers poderiam ser tão eficazes quanto seus colegas humanos.
Método proposto
Os pesquisadores analisaram dados de vendas de 328 produtos em uma das maiores plataformas de e-commerce, Tmall.com. O estudo incluiu streamers digitais e humanos, além de produtos sem nenhum apresentador. A abordagem focou em elementos de realismo, tanto visual quanto comportamental, para entender quais características poderiam melhorar o desempenho dos streamers digitais.
Resultados e impacto
Os resultados mostraram que streamers humanos geraram um aumento significativo nas vendas, enquanto os digitais apresentaram uma leve melhora em comparação com a ausência de um apresentador. Somente quando foram adicionadas interações em tempo real, como a habilidade de responder perguntas, os streamers digitais conseguiram pontuações melhores, resultando em um aumento de 25% nas vendas e 86% na receita.
“As interações em tempo real e envolventes são fundamentais para impulsionar as vendas.”
(“Timely, interactive engagement is a key to driving sales.”)— Dr. Yanwen Wang, Professor Associado, UBC Sauder School of Business
Os pesquisadores também notaram que recursos como vozes mais humanas e aparências aprimoradas contribuíram para pequenas melhorias, mas as interações em tempo real foram cruciais.
Com o potencial de economizar custos, os streamers digitais podem operar 24 horas por dia, mas a pesquisa destaca que as empresas precisam entender seu funcionamento antes de adotá-los em larga escala. “Nossa pesquisa mostra que não há aumento nas vendas a menos que se melhorem as interações.”
Esse estudo abre caminho para o uso híbrido de humanos e AI, onde humanos poderiam monitorar e interagir quando necessário, maximizando o potencial das vendas online.
Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)