
São Paulo — InkDesign News — A tecnologia traz à tona constantes inovações no design de dispositivos móveis, e agora, as expectativas em relação à próxima atualização da linha MacBook Pro geram discussões notáveis entre entusiastas e analistas de mercado. As inovações planejadas pela Apple podem finalmente resolver um dos aspectos mais criticados de suas telas.
Contexto e lançamento
Desde a introdução do iPhone 14 Pro, a Apple se destacou no mercado de smartphones ao abordar diversas críticas sobre a qualidade de tela. Entretanto, o “notch” que abriga a câmera ainda é um ponto de discórdia. Rumores indicam que a atualização dos MacBook Pro prevista para 2026 poderá eliminar esse recurso indesejado, trazendo uma nova era para os laptops da Apple.
Design e especificações
De acordo com a análise do Omdia, veiculada pelo DigiTimes Asia, a Apple poderá lançar um modelo com tela OLED, que utiliza diodos orgânicos emissores de luz, proporcionando cores vibrantes e pretos profundos. A Samsung é citada como possível fabricante desses displays. Atualmente, os modelos de MacBook Pro de 2024 contam com tela mini-LED, conhecido como Liquid Retina XDR. O mais intrigante é a mudança do notch para um “recorte em formato de pílula”, semelhante ao Dynamic Island que se tornou popular no iPhone e que poderá fornecer uma interação mais fluida com aplicativos.
Repercussão e aplicações
A introdução do recorte em forma de pílula não apenas tem potencial para melhorar a estética do dispositivo, mas também se alinha ao aumento da integração entre os sistemas operacionais iOS e macOS, como evidenciado na funcionalidade de espelhamento de tela com o macOS Sequoia. Além disso, a transparência da barra de menu com a atualização para o macOS 26 poderia acentuar a obstrução do notch, tornando a remodelação uma necessidade. Como mencionado por um analista, “a mudança é não apenas visual, mas funcionalmente necessária”
(“the change is not just visual, but functionally necessary”).— Analista de Tecnologia, Setor de TI
A crescente demanda por inovações nos laptops da Apple coloca a empresa sob pressão para se distanciar de suas atualizações habituais. Com o contínuo aprimoramento de chips, como o M5, que deverá suceder o M4, fica evidente que a comunidade anseia por mudanças significativas. “Após uma série de atualizações que pouco impressionam, um design modernizado é válido e esperado”
(“after a series of updates that offer little surprise, a modernized design is valid and expected”).— Especialista em Jornalismo Tecnológico
Com a expectativa da chegada de um novo modelo e as mudanças significativas no design previstos para o MacBook, a Apple parece estar se preparando para um “refresh” que pode impactar decisivamente seu futuro no mercado.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)