
São Paulo — InkDesign News — Proprietários do sedã Lucid Air poderão recarregar seus luxuosos EVs em milhares de estações de Supercharger da Tesla na América do Norte a partir de 31 de julho, após quase dois anos desde o acordo entre os fabricantes.
Autonomia e bateria
Embora o Lucid Air tenha acesso à infraestrutura de recarga da Tesla, ele apresentará limitações em relação à sua autonomia. Os veículos poderão ser carregados a uma taxa de 50 kW, enquanto os Superchargers oferecem um pico de até 250 kW. Esta diferença ocorre devido à incompatibilidade entre o sistema de carga de 924 volts da Lucid e o sistema de 400 volts da Tesla.
“A Lucid vê a carga de 50 kW para o Air como uma opção adicional para os proprietários que estão em viagens de longa distância, ou vivem ou trabalham mais perto dos Superchargers.”
(“Lucid views the 50kW charging for Air as another option for owners who are on roadtrips, or live or work closer to Superchargers.”)— Andrew Hussey, Porta-voz, Lucid
Infraestrutura de recarga
Com a introdução do adaptador de $220, todos os modelos do Lucid Air, independentemente do ano, conseguirão se conectar à rede de carregamento da Tesla. Essa estratégia visa oferecer mais opções para os motoristas que precisam de recarga em movimento.
A infraestrutura de recarga se destaca, especialmente considerando o aumento da demanda por pontos de carregamento ao longo das estradas. Essa integração pode beneficiar usuários que preferem utilizar a vasta rede de Supercharger da Tesla, mesmo que com um desempenho inferior na taxa de carga.
Tecnologia autônoma
Além da conexão com a rede da Tesla, é relevante mencionar que o Lucid Air ainda utiliza o sistema de carregamento denominado Combined Charging System (CCS), que é amplamente adotado na América do Norte. O modelo Gravity SUV da Lucid, que foi lançado recentemente, terá um porta de carregamento NACS integrada, o que mostra uma mudança estratégica.
“Lucid foi uma das últimas empresas a fechar um acordo com a Tesla.”
(“Lucid was among the last companies to strike a deal with Tesla.”)— TechCrunch
O futuro parece promissor para o Lucid Air e seus próximos modelos. Enquanto a mobilidade elétrica continua a amadurecer, a adoção de padrões de carregamento uniformes pode fortalecer a infraestrutura e incentivar um maior uso de EVs nos próximos anos.
Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)