- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Robótica & Automação

Loomia apresenta kit de sensores para robôs com tato

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A Loomia lançou seu primeiro kit de desenvolvimento de sensores táteis, um avanço significativo para a robótica, disponibilizando ferramentas que permitem a engenheiros testar e integrar sensibilidade tátil em robôs. O produto foi anunciado na última semana e responde a necessidades expressas por mais de 100 engenheiros em automação industrial e robótica humana.

Tecnologia aplicada

O kit de desenvolvimento da Loomia, denominado “Loomia Smart Skin”, é composto por uma variedade de sensores projetados para oferecer uma solução plug-and-play para a indústria de robótica. Entre os componentes incluem-se um par de luvas sensoriais, sensores capacitivos para detectar forças inferiores a 0,01N, e matrizes de pressão em diferentes tamanhos, todas feitas para facilitar a integração em robôs. O sistema utiliza uma camada eletrônica patenteada chamada Loomia Electronic Layer (LEL), conhecida por sua capacidade de estender, torcer e resistir a ciclos ambientais.

Desenvolvimento e testes

No desenvolvimento deste kit, a Loomia conduziu entrevistas no âmbito do programa I-Corps da National Science Foundation, reconhecendo a importância do feedback tátil para a eficácia nas interações robóticas. A empresa identificou que 91% das equipes enfrentam problemas com deriva de sensores e 67% dos sensores falham durante testes iniciais. As métricas de desempenho foram estabelecidas para garantir que os sensores ofereçam consistência e precisão em várias aplicações. “Sem a entrada tátil, os robôs acabam deixando objetos caírem ou falhando ao segurar itens frágeis”, analisou Maddy Maxey, fundadora da Loomia.

Impacto e aplicações

O impacto do kit de sensores táteis será profundo nas capacidades operacionais dos robôs. A Loomia acredita que a solução proporcionará um retorno sobre investimento significativo ao reduzir o tempo e o custo associados ao desenvolvimento e teste de tecnologias de preensão. “Tivemos a intenção de criar uma ferramenta que ajudasse os profissionais da robótica a testar e integrar os sensores em seus projetos”, acrescentou Sena Birsen, associada de marketing da empresa. Além de aplicações em automação industrial, o kit pode ser ampliado para uso em dispositivos médicos e interações em realidade aumentada e virtual.

Como próximos passos, a Loomia planeja lançar o kit para pré-venda ao preço de US$ 4.900, com início da entrega agendado para 30 de novembro de 2025, sinalizando uma nova era para a robótica centrada no humano e sua capacidade de interação com o ambiente físico.

Fonte: (The Robot Report – Robótica & Automação)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!