
Portugal — InkDesign News — Thibault Launay e sua esposa Simi enfrentaram um longo e difícil processo para construir a casa dos sonhos no país europeu. Essa experiência resultou na criação da startup Litehaus, que visa simplificar o setor de construção e tornar a construção de casas mais eficiente.
Financiamento
Litehaus, lançada no início do ano passado, conseguiu levantar €1,46 milhão em uma rodada pre-seed liderada pela Cornerstone VC do Reino Unido, juntamente com o Explorer Fund, um dos maiores fundos de private equity de Portugal, e outros investidores. A startup destina os recursos para escalar operações e contratar mais talentos nas áreas de engenharia, produto, marketing e operações.
Modelo de negócios
A empresa é descrita como o “Uber da construção”, buscando conectar as partes fragmentadas do processo de construção de casas, desde proprietários de terrenos até construtores. Com um foco em construção modular, a Litehaus promete construir 30% mais barato, 40% mais rápido e 60% mais sustentável, reduzindo drasticamente o desperdício e as emissões de CO2 em comparação com a construção tradicional.
“Quando conheci Thibault e Simi, fiquei impressionado com sua visão: tornar a construção de uma casa tão simples quanto comprar uma, catalisando a indústria da construção para trazer mais transparência, sustentabilidade, qualidade e confiança ao processo de construção.”
— Rodney Appiah, Sócio-Gerente, Cornerstone VC
Desafios do mercado
A crise habitacional na Europa acentuou a necessidade de soluções inovadoras. O aumento dos custos de vida tornou a propriedade de casas cada vez mais inacessível, criando um ambiente propício para startups como a Litehaus que buscam atender a essa demanda.
Simi, que lidera as áreas de marketing e design da empresa, destacou a importância de sua missão. “Construir casas acessíveis em larga escala não é apenas uma oportunidade de mercado — é uma das maneiras mais significativas de criar um impacto duradouro na vida das pessoas”, afirmou.
Próximos passos
Com a expansão prevista na Europa, a startup já conta com uma empresa de construção dos EUA em sua rede. Thibault afirmou que a Litehaus tem como objetivo se tornar a “startup de tecnologia em construção que mais cresce na Europa”, enquanto recursos financeiros continuam a ser utilizados para aprimorar a experiência do usuário na plataforma.
A jornada da Litehaus, com a fundação da empresa e a criação de uma família, ilustra um sintoma comum da indústria de construção.
“Na verdade, estamos nos mudando no próximo mês após um atraso de 14 meses na conclusão. Este é o ponto de dor que estamos tentando resolver para milhões de pessoas.”
— Thibault Launay, Co-fundador, Litehaus
Fonte: (TechCrunch)