- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
AI, ML & Deep Learning

LangGraph e SciPy criam AI que lê documentação e decide

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Um novo projeto está explorando as interseções entre a ciência de dados e a estatística utilizando algoritmos de aprendizado profundo (deep learning) e aprendizado de máquina (machine learning). A iniciativa visa criar uma ferramenta que facilite a escolha do teste estatístico adequado com base nas perguntas dos usuários.

Arquitetura de modelo
O projeto utiliza o LangGraph, uma biblioteca que permite a construção de aplicações complexas com modelos de linguagem. Ele organiza as funções em uma estrutura de grafo, permitindo que o agente tome decisões dinâmicas. Cada nó representa uma função que processa informações, facilitando consultas em documentos de estatística, como a biblioteca Scipy. Segundo um dos desenvolvedores, “Escolher o teste estatístico correto pode ser confuso” (“Choosing the right statistical test can be confusing”)— Gustavo Santos, Desenvolvedor, InkDesign.

Treinamento e otimização
A solução conta com um banco de dados vetorial, ChromaDB, para buscar informações relevantes de forma otimizada. O fluxo de dados é gerenciado por um sistema de nós que interage com a API da OpenAI, onde a função classify_intent determina se a pergunta do usuário requer uma busca nos documentos da biblioteca ou se pode ser respondida diretamente. Adaptar a resposta com amostras de código em Python é outra funcionalidade que otimiza a experiência do usuário.

Resultados e métricas
Ao solicitar informações sobre como comparar as médias de dois grupos, o sistema gera respostas precisas com notas sobre os testes estatísticos apropriados. As respostas incluem decisões baseadas em “t-testes” adequados, dependendo da normalidade dos dados. A implementação já demonstrou versatilidade ao responder perguntas complexas sobre testes estatísticos, evitando confusões comuns no processo tradicional de escolha de testes. O conselheiro estatístico, por exemplo, extrai informações da documentação em tempo real, otimizando o aprendizado do usuário.

O projeto abre caminhos para futuras aplicações em educação e análise de dados, prometendo um assistente estatístico cada vez mais aprimorado. Propostas de personalização e novos modelos de interação poderão ser incorporados para avançar na pesquisa em estatística e ciência de dados.

Fonte: (Towards Data Science – AI, ML & Deep Learning)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!