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Cultura Tech & Geek

Labubu traz coleção Pokémon-like para os games digitais

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São Paulo — InkDesign News — O fenômeno dos dolls Labubu, pequeno grupo de bonecos inspirados em monstros coelhos, tem chamado atenção na cultura geek, especialmente entre colecionadores e fãs de moda. Sua popularidade, impulsionada por celebridades, se transforma em uma verdadeira febre entre os jovens.

Lançamento e features

Os Labubu foram introduzidos ao mercado em 2015 pela empresa How2Work, baseada no design do artista Kasing Lung, conhecido por ilustrações de livros infantis. Desde a sua criação, os bonecos passaram por várias iterações e colaborações, destacando-se a parceria com a Pop Mart, que trouxe a coleção em caixas surpresas, conhecida como blind box. A prática de “unboxing” se tornou uma tendência viral, especialmente em plataformas como TikTok, onde o áudio de Lilz Bullz Marbella sobre um boneco de ouro viralizou.

Recepção e audiência

A recepção dos Labubu foi acentuada pela presença de ícones da cultura pop, como Lisa, do grupo K-pop Blackpink, que em abril de 2024, postou uma foto exibindo um chaveiro Labubu. Isso resultou em uma escalada de popularidade, levando outras celebridades como Rihanna e Dua Lipa a adotar a trend. Em poucos meses, a demanda pelos bonecos cresceu exponencialmente, gerando até mesmo relatos de brigas em lojas pela escassez de unidades.

Tendências e mercado

Atualmente, a variedade de Labubu inclui colaborações com grandes marcas, como One Piece e Coca-Cola, ampliando seu apelo. Em algumas plataformas, os preços dos bonecos variam de R$ 150 a R$ 1.500, dependendo da raridade. Embora haja sinais de que o mercado de revenda possa estar saturado, muitos ainda aproveitam a escassez para lucrar, provocando a presença de “scalpers” que compram em massa para revender.

“Os Labubu são itens desejáveis porque a demanda exclui a oferta.”
(“Labubu are desirable items because demand far exceeds supply.”)

— Analista de Mercado, Pop Mart

Com lançamentos de edições limitadas e uma mecânica que envolve o elemento surpresa, a popularidade dos Labubu demonstra como a cultura geek continua a se entrelaçar com tendências de moda e comportamento jovem. À medida que novos eventos de lançamento estão programados para o próximo semestre, o impacto desses bonecos na indústria ainda está em expansão.

Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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