
Cabo Canaveral — InkDesign News — A missão do projeto Kuiper da Amazon ganha impulso com o lançamento de 24 satélites pela SpaceX, competindo diretamente com o sistema Starlink em uma corrida crescente pelo mercado de internet via satélite.
Detalhes da missão
O lançamento ocorrerá a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, com a janela de lançamento abrindo às 2h18 ET. Com a conclusão da missão, o total de satélites Kuiper em órbita será de 78, aproximando-se do objetivo final da Amazon de colocar mais de 3.200 satélites em LEO (Órbita Terrestre Baixa) para estabelecer uma presença significativa no mercado de internet via satélite.
“Uma frota de 24 satélites de internet Kuiper será lançada a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX antes do amanhecer.
(“A flock of 24 Kuiper internet satellites will ride aboard a SpaceX Falcon 9 rocket before dawn.”)— Amazon, Projeto Kuiper
Orçamento e cronograma
A Amazon firmou um contrato de três lançamentos com a SpaceX em dezembro de 2023, após enfrentamentos jurídicos sobre suas decisões de contrato anteriores. Se a empresa não conseguir lançar pelo menos metade de sua constelação até o final de julho de 2026, perdas podem ocorrer. A United Launch Alliance (ULA), Arianespace e Blue Origin também estão entre os fornecedores selecionados para lançamentos futuros, no entanto, a ULA foi a única a lançar satélites Kuiper até o momento.
“O acordo foi firmado poucos meses depois de a gigante do e-commerce, Amazon, enfrentar um processo movido por acionistas.”
(“That agreement came scarcely two months after the e-commerce giant faced a lawsuit from shareholders over an earlier decision.”)— Amazon, Projeto Kuiper
Resultados científicos
Os satélites de internet da Amazon visam fornecer acesso de alta velocidade e baixa latência em áreas remotas, competindo assim com a rede de aproximadamente 8.000 satélites da Starlink. O projeto não só promete transformar o acesso à internet para milhões, mas também estabelece uma base para futuras inovações em comunicações via satélite.
Com o segundo lançamento da Blue Origin previsto para agosto de 2026, a corrida pela implantação do sistema Kuiper continua a avançar. À medida que a Amazon se aproxima de seus objetivos, as implicações para o setor de tecnologia e a pesquisa em comunicações satelitais são significativas.
Fonte: (TechCrunch – Space & Exploração)