Kodiak utiliza tecnologia de direção remota da Vay em caminhões autônomos

São Paulo — InkDesign News — A parceria entre a Kodiak Robotics e a startup Vay reforça a mobilidade e a evolução de caminhões autônomos, destacando o papel da tecnologia de condução remota no futuro dos veículos elétricos e autônomos.
Autonomia e bateria
A Kodiak Robotics, empresa focada em caminhões autônomos, anunciou uma colaboração com a Vay, uma startup de car-sharing sem motoristas de Berlim. Essa parceria proporcionará um sistema de condução remota, permitindo que humanos controlem caminhões Kodiak em ambientes de baixa velocidade, como zonas de construção. A tecnologia autônoma da Kodiak retém o controle das operações, garantindo segurança e eficiência no transporte de cargas.
“Isso é importante porque dirigimos veículos variados, desde grandes caminhões a F-150s e veículos militares. Eles têm diferentes cargas e, às vezes, podem estar vazios ou cheios.”
(“Why is that important? Because we drive various different vehicles, from big semis to F-150s to military vehicles. They have different loads and sometimes they have a full trailer; sometimes an empty one; sometimes no trailer.”)— Andreas Wendel, CTO, Kodiak Robotics
Infraestrutura de recarga
Embora a Kodiak não tenha revelado detalhes específicos sobre a infraestrutura de recarga prevista para seus caminhões autônomos, é crucial que qualquer frota elétrica tenha um acesso eficiente a estações de recarga. A disponibilidade e a localização dessas estações impactam diretamente no tempo de operação e na logística dos caminhões, especialmente em rotas de longa distância no setor de frete.
Tecnologia autônoma
A implementação da tecnologia de condução remota pela Vay se ilumina como uma solução intermediária para os desafios enfrentados pela autonomia total. Isso é particularmente relevante numa era em que a segurança é prioritária e o desempenho dos veículos precisa de garantia constante. A colaboração surgiu após a Kodiak ser contratada pelo Exército dos EUA, demonstrando a necessidade de uma resposta operacional nas situações em que a condução autônoma poderia encontrar obstáculos.
“Eles enfrentam muitos casos em que não podem simplesmente confiar na autonomia para fazer o que foi programado.”
(“They run into a lot of use cases where they can’t just rely on the autonomy doing its thing.”)— Andreas Wendel, CTO, Kodiak Robotics
A viabilidade da Kodiak em realizar entregas autônomas em rodovias públicas no Texas está prevista para o segundo semestre de 2026, consolidando o Caminhão Autônomo como uma parte fundamental da mobilidade futura.
O próximo passo para a Kodiak e a Vay pode incluir uma expansão de suas tecnologias e serviços, visando não apenas o transporte, mas também uma maior aplicação em casos empresariais e industriais, similar ao que a Vay já começou a implementar no seu modelo de negócios.
Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)