
Londres — InkDesign News — O CEO da Klarna, Sebastian Siemiatkowski, anunciou que a empresa planeja reverter sua decisão de eliminar empregos humanos, mesmo após a adoção da inteligência artificial (IA) para otimização de processos. A companhia, que utiliza IA para funções antes desempenhadas por 700 trabalhadores, agora busca retomar a contratação de humanos para melhorar o atendimento ao cliente, uma estratégia que reforça a relevância do aspecto humano no setor de fintech e pagamentos.
Contratação e Reestruturação
A Klarna, que contava com 5.500 funcionários há dois anos, agora possui cerca de 3.000 colaboradores. Esta redução de custos permite que a empresa re invista em compensação em dinheiro e ações para os seus empregados. “Dois pontos podem ser verdadeiros ao mesmo tempo,” disse Siemiatkowski, referindo-se às mudanças que a empresa enfrentou e à busca por um serviço de atendimento ao cliente mais personalizado.
“Acreditamos que oferecer atendimento humano sempre será uma opção VIP.”
— Sebastian Siemiatkowski, CEO, Klarna
Adoção de IA e Coding Interno
Sebastian mencionou que, apesar da automação, as posições de engenharia na Klarna não foram drasticamente reduzidas. Ele observa uma “nova onda” de profissionais que combinam habilidades de negócios e programação. Essa tendência deve aumentar a demanda por profissionais com conhecimento em IA e uma boa compreensão do mercado.
“Estou usando o ChatGPT como um tutor privado.”
— Sebastian Siemiatkowski, CEO, Klarna
Segurança e Fraudes em Fintech
Siemiatkowski também alertou sobre o aumento das fraudes e seu impacto em sociedades de alta confiança, como a Suécia. Ele ressaltou que a rápida adoção da IA está acelerando a ocorrência de golpes. “E a IA está, obviamente, acelerando isso”, explicou o CEO, destacando a importância de abordagens mais seguras e eficazes na proteção dos dados dos clientes.
Consolidação de Dados e IPO
Em uma mudança significativa, a Klarna abandonou plataformas como Salesforce e Workday, buscando consolidar dados de forma a integrar melhor suas operações de IA. “A única maneira adiante será consolidar [dados],” afirmou Siemiatkowski. Quanto aoIPO da empresa, ele indicou que um movimento pode acontecer em breve, mas permaneceu cauteloso em suas previsões. “Estou feliz que há menos turbulência no mercado”, declarou com um sorriso.
O enfoque da Klarna no atendimento ao cliente e na compreenção de dados promete moldar seu futuro no setor de fintech. Com a combinação de inteligência artificial e a ênfase em um atendimento humano, a empresa se posiciona para enfrentar os desafios e oportunidades do mercado financeiro.
Fonte: (TechCrunch – Fintech & Pagamentos)