
São Paulo — InkDesign News — Em um recente episódio do popular web show Hot Ones, o influente streamer Kai Cenat compartilhou suas experiências desafiadoras após 30 dias ininterruptos de streaming na plataforma Twitch, revelando um lado complexo da cultura gamer contemporânea.
Lançamento e features
Cenat, que atualmente é o segundo criador mais assinado na Twitch, apresentou uma inovadora série de transmissões conhecidas como “Mafiathons”. Durante esses eventos, ele esteve ao vivo 24 horas por dia, 7 dias por semana, por um período de 30 dias, acumulando mais de 18 milhões de seguidores na plataforma.
Recepção e audiência
“Eu acho que entendo como é importante fazer uma promessa para minha comunidade,”
— Kai Cenat, Streamer
Esta abordagem resultou em uma audiência massiva, demonstrando o impacto da cultura geek nas mídias sociais. A recepção a seus streams foi intensa, promovendo tanto engajamento quanto a sensação de pressão que Cenat descreveu. Em agosto de 2023, ele gerou uma multidão em Nova York durante um evento promocional, evidenciando seu status de celebridade no setor.
Tendências e mercado
As transmissões ao vivo estão se tornando um dos principais pilares do entretenimento digital. A cultura dos streamers e eventos de grande escala reflete uma transformação na forma como o conteúdo é consumido. Segundo dados recentes, o número de horas assistidas na Twitch cresceu significativamente, contribuindo para o surgimento de novas dinâmicas de engajamento entre criadores e seguidores.
“É uma loucura. Depois dos 30 dias, eu sempre acordo tentando sair do PTSD de, tipo, pessoas me assistindo,”
— Kai Cenat, Streamer
A pressão psicológica que Cenat sentiu após o término de seus eventos é um fenômeno que também tem gerado discussões sobre a saúde mental dos criadores de conteúdo, uma preocupação crescente na indústria de e-sports e streaming.
Nos próximos meses, eventos e DLCs inovadores estão programados para impactar ainda mais o cenário do streaming e dos jogos online. A saúde mental dos streamers e seu bem-estar devem continuar a ser tópicos centrais de discussão à medida que a indústria evolui.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)