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Cultura Tech & Geek

Jurassic World Evolution 3 retira arte AI após protestos

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São Paulo — InkDesign News — Frontier Developments anunciou recentemente o Jurassic World Evolution 3, um novo capítulo na popular série de jogos de simulação de parques temáticos. No entanto, a inclusão de arte gerada por inteligência artificial (IA) gerou controvérsia entre os fãs, levando a desenvolvedora a reverter essa decisão.

Lançamento e features

O Jurassic World Evolution 3 está programado para ser lançado em 21 de outubro de 2023, disponível para PC, Xbox e PS5. Este novo título promete adicionar recursos aguardados, como a possibilidade de incluir dinossauros filhotes, atendendo a uma demanda antiga dos jogadores. No entanto, a revelação de que retratos de cientistas seriam criados por IA desencadeou descontentamento na comunidade, resultando na remoção desse recurso.

Recepção e audiência

A resposta inicial da comunidade foi intensa, com milhares de mensagens expressando a insatisfação com a utilização de arte gerada por IA. Frontier Developments confirmou a remoção desses retratos, destacando que a decisão foi influenciada pelo “feedback inicial”. A desenvolvedora está comprometida em garantir que a experiência do jogador seja otimizada, trazendo um jogo que mantenha a essência da franquia.

“Removemos o uso de IA generativa para retratos de cientistas em Jurassic World Evolution 3 após algum feedback inicial.”
(“We have removed the use of generative AI for scientists portraits in Jurassic World Evolution 3 following some initial feedback.”)

— Porta-voz, Frontier Developments

Tendências e mercado

O lançamento de Jurassic World Evolution 3 marca um ponto importante na discussão sobre a ética da utilização de IA em jogos. Com o crescente número de jogadores na indústria dos games, estima-se que a série já tenha acumulado mais de 8 milhões de unidades vendidas. As preocupações sobre a qualidade e a autenticidade da arte gerada por IA refletem um movimento crescente em direção à valorização do trabalho humano em ambientes criativos.

Com a proximidade do lançamento, a comunidade de jogadores e a indústria como um todo acompanham de perto como a Frontier lidará com o feedback contínuo dos fãs e as expectativas em torno do jogo. Além disso, a questão da utilização de IA na produção de jogos poderá influenciar práticas futuras na indústria.

Os próximos meses serão cruciais, pois as desenvolvedoras se preparam para grandes eventos de lançamento e possíveis DLCs (conteúdos para download) que impactarão a experiência do usuário.

Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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