
São Paulo — InkDesign News — Após levantar um financiamento inicial de US$ 50 milhões, a veterana do e-commerce Julie Bornstein anunciou o lançamento do chatbot de compras da sua startup, a Daydream, focado em moda e com tecnologia de inteligência artificial.
Lançamento
A Daydream, que esteve em período de testes com um grupo restrito de usuários, agora disponibiliza seu chatbot em beta público. Os usuários podem se cadastrar e fornecer informações como nome, data de nascimento, faixa de preço e preferências de marcas.
Integração
Usuários podem interagir com o chatbot digitando consultas como “Eu quero um vestido para usar em um casamento neste verão em Paris” ou podem enviar imagens para buscar um item de vestuário. O chatbot permite que os usuários salvem itens em coleções que criam e refinem sua busca através de textos. Se um item agradar, mas necessitar de modificações, os usuários podem usar o botão “Dizer mais” para editar a busca.
“Trabalhei em e-commerce toda a minha carreira, e a busca sempre foi a ‘criança esquecida’, que nunca funcionou bem. As pessoas estavam treinadas para serem muito restritas na forma de buscar qualquer coisa no mundo da moda.”
(“Having worked in e-commerce my whole career, search has always been the forgotten child, and it never worked very well. In some ways, people were trained to just be very narrow in the way that they search for anything in the fashion world.”)— Julie Bornstein, CEO, Daydream
Performance
No momento, a Daydream não possui fluxo de checkout integrado; ao clicar em um item, o usuário é redirecionado ao site de um comerciante para finalizar a transação. A empresa retém uma porcentagem de cada venda. Com mais de 8.000 marcas disponíveis no lançamento, a startup está incorporando novos comerciantes sem custo.
“Fizemos bastante trabalho para entender as nuances dos itens no catálogo. A busca tradicional apenas mostrava itens com base em tags que correspondiam às palavras-chave, o que não funciona mais nos dias de hoje, onde os clientes fazem consultas mais longas.”
(“We are doing quite a bit to understand the details of the product, such as knowing stylistic attributes like embellishments, silhouette, or even social attributes like who would wear this dress.”)— Maria Belousova, CTO, Daydream
Nos próximos meses, a Daydream pretende permitir que os usuários forneçam feedback mais explícito sobre suas preferências, como solicitar que itens específicos não sejam exibidos. A empresa também está explorando recursos que permitiriam sugestões personalizadas com base em itens existentes e a possibilidade de compartilhar coleções com amigos e familiares.
Fonte: (TechCrunch – Commerce & Retail Tech)