
Santa Cruz, EUA — InkDesign News — Joby Aviation, uma emergente força na aviação urbana, está transformando a fantasia dos carros voadores em realidade, com planos de iniciar operações comerciais até 2026.
Contexto e lançamento
O conceito de veículos aéreos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL) remonta a décadas de ficção científica. No entanto, a Joby Aviation não está apenas sonhando; a empresa, sediada em Santa Cruz, California, expandiu sua capacidade de fabricação, agora apta a produzir até 24 táxis aéreos elétricos por ano. Com um plano de crescimento que inclui uma nova linha de montagem em Dayton, Ohio, a empresa está pronta para testar voos em Dubai, solidificando um compromisso com o futuro da mobilidade urbana.
Design e especificações
Os eVTOL da Joby apresentam características innovadoras, como capacidade de transportar um piloto e quatro passageiros, com velocidades máximas em torno de 320 km/h e operação silenciosa. Cada aeronave, que promete reduzir uma viagem de 45 minutos entre o Aeroporto Internacional de Dubai e Palm Jumeirah para apenas 12 minutos, é fabricada em uma instalação de mais de 40.000 metros quadrados. O processo de produção utiliza impressão 3D e controle de qualidade baseado em dados, com suporte técnico de engenheiros da Toyota.
Repercussão e aplicações
Dubai, cidade que investiu fortemente em inovações de mobilidade, é o primeiro cliente da Joby, tendo conferido à empresa direitos exclusivos de operação de táxis aéreos por seis anos. “O táxi aéreo introduzirá um novo serviço premium para residentes e visitantes, proporcionando deslocamentos rápidos e seguros pela cidade”, afirmou Mattar Al Tayer, Diretor Geral da Autoridade de Estradas e Transportes de Dubai.
(“The air taxi will introduce a new premium service for residents and visitors seeking smooth, fast, and safe travel to key destinations across the city.”)— Mattar Al Tayer, Diretor Geral, Autoridade de Estradas e Transportes de Dubai
Entretanto, a questão da acessibilidade à nova tecnologia persiste. As passagens para os táxis aéreos da Joby provavelmente serão dispendiosas, direcionadas inicialmente a um público seleto, como executivos e turistas, levantando preocupações sobre equidade no acesso ao transporte.
“Reimaginar a mobilidade urbana exige velocidade, escala e precisão na fabricação.”
(“Reimagining urban mobility takes speed, scale, and precision manufacturing.”)— Eric Allison, Chief Product Officer, Joby Aviation
Com operações de fabricação em pleno fluxo e voos já sendo realizados, a Joby Aviation configura-se como pioneira na industrialização dos carros voadores, prometendo um mercado de mobilidade aérea mais acessível no futuro.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)