- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Gadgets & Consumer Tech

Jio quer transformar TVs em PCs com novo gadget

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A Jio Platforms, braço digital do conglomerado indiano Reliance Industries, acaba de lançar um novo gadget que promete transformar a forma como os usuários interagem com suas TVs. O JioPC é uma solução que visa oferecer uma experiência de desktop virtual diretamente nas televisões dos indianos, almejando atingir milhões de usuários em um mercado onde a penetração de PCs é ainda baixa.

Lançamento

O JioPC é um serviço baseado em nuvem que permite aos usuários acessar um desktop virtual através do set-top box da Jio. Este dispositivo pode ser adquirido por ₹5,499 (cerca de $64) ou é disponibilizado gratuitamente como parte do serviço de banda larga residencial da operadora. Neste momento, o serviço está em fase de teste gratuito e disponível por meio de uma lista de espera.

“Você precisa convencer as pessoas de que ainda é possível usar um PC na sua TV usando o set-top box.”

— Tarun Pathak, Diretor de Pesquisa, Counterpoint

Design e construção

O JioPC conecta-se à TV e permite a utilização de teclado e mouse, que devem ser adquiridos separadamente. A plataforma oferece suporte para o software livre LibreOffice, previamente instalado, enquanto o acesso aos aplicativos do Microsoft Office é feito através de navegadores. No entanto, o gadget ainda apresenta algumas limitações, como a falta de compatibilidade com periféricos externos, como câmeras e impressoras.

Performance

Apesar das limitações atuais, o potencial do JioPC é destacado por analistas do setor. Com cerca de 70% dos lares indianos possuindo uma TV, mas apenas 15% tendo um PC, a Jio Platforms tem uma oportunidade significativa de expandir sua base de usuários, que já conta com mais de 488 milhões de clientes.

“O sucesso dependerá da execução — especialmente em abordar lacunas de conectividade e a alfabetização digital.”

— Prabhu Ram, Vice-Presidente, CyberMedia Research

Como o mercado de DTH (direto para casa) está encolhendo, a Jio pode utilizar o JioPC para alcançar usuários em áreas mais rurais e de baixa renda. O mercado global de PCs experimentou um aumento de 8% nas remessas no primeiro trimestre deste ano, mas a penetração em dispositivos de computação permanece baixa na Índia. Para competir efetivamente, a Jio precisa formar parcerias com desenvolvedores e provedores de soluções de produtividade para agregar valor ao serviço.

A data de disponibilidade para o serviço ainda não foi anunciada oficialmente, mas o apelo do JioPC para as classes média e baixa pode indicar um futuro promissor no diversificado mercado indiano.

Fonte: (TechCrunch – Gadgets & Consumer Tech)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!