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Cultura Tech & Geek

Itch.io remove jogos NSFW em resposta a campanha anti-pornografia

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São Paulo — InkDesign News — O universo dos games e a cultura geek passam por mudanças significativas com decisões de plataformas influentes, como o Itch.io, que recentemente removeu jogos NSFW, gerando debates sobre liberdade de expressão e censura.

Lançamento e features

O Itch.io, uma plataforma conhecida por sua variedade de jogos independentes, decidiu “agir de forma urgente” após pressões do grupo australiano Collective Shout. A plataforma anunciou a proibição temporária de todos os jogos com a etiqueta “NSFW” (not safe for work), o que significa que estes títulos não aparecem nas páginas principais ou nos resultados de busca. Isso incluiu jogos famosos, como Consume Me, ganhador do Seumas McNally Grand Prize na IGF Awards deste ano, que explora a desordem alimentar durante a adolescência e foi marcado como “adulto” por seu tema sensível.

Recepção e audiência

A resposta da comunidade tem sido intensa. Enquanto alguns apoiam a medida em nome da proteção das crianças contra jogos inapropriados, muitos argumentam que isso “inevitavelmente leva a um enorme colateral”, indicando que jogos LGBTQ+ e temas controversos estão sendo injustamente afetados. As palavras de um desenvolvedor refletem essa preocupação:

“Esse tipo de censura inibe a exploração de temas complexos que muitos dos nossos jogos abordam.”
(“This kind of censorship stifles the exploration of complex themes that many of our games tackle.”)

— Desenvolvedor Independente

Tendências e mercado

O impacto dessa decisão já está sendo sentido. Além da remoção de títulos NSFW, o Itch.io também impôs novos requisitos de conformidade, que exigem que os desenvolvedores confirmem que seu conteúdo é aceitável para os processadores de pagamento vinculados às suas contas. “O que é ‘permitido’ dependendo dos processadores de pagamento é o mais extraordinário deferimento de responsabilidade”, disse um analista do setor.

Com o Steam, que também removeu jogos com temas extremos como os relacionados a abusos, a situação levanta questões sobre a responsabilidade das plataformas em moderar o conteúdo sem sacrificar a criatividade dos desenvolvedores. Os próximos eventos na indústria de jogos e como as plataformas irão equilibrar estas pressões serão cruciais para o futuro.

Os desenvolvedores estão ansiosos para ver como essa auditoria de conteúdo será tratada no Itch.io e se títulos representativos e de conscientização, como os de Robert Yang, poderão retornar. Enquanto isso, o cenário continua a evoluir, exigindo vigilância e adaptação.

Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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