
São Paulo — InkDesign News —
A briga entre VTubers e agências de talentos está em evidência, trazendo à tona questões sobre pagamentos e a sustentabilidade no cenário de games e e-sports.
Lançamento e features
A agência de talentos VShojo encerra suas atividades após a controvérsia envolvendo a VTuber Ironmouse, que acusou a empresa de “não pagar o dinheiro que lhe era devido” (“failing to pay out money she was owed”). Ironmouse alega que mais de $500.000 destinados a uma iniciativa de caridade não foram pagos. O CEO da VShojo, Justin “Gunrun” Ignacio, confirmou que alguns dos fundos arrecadados para a caridade foram utilizados para tentar manter a empresa à tona.
“Reconheço que parte do dinheiro gasto pela empresa estava ligado a atividades de talentos, que eu aprendi mais tarde que eram destinadas a uma iniciativa de caridade.”
(“I acknowledge that some of the money spent by the company was raised in connection with talent activity, which I later learned was intended for a charitable initiative.”)— Justin “Gunrun” Ignacio, CEO, VShojo
Recepção e audiência
Ironmouse e outros VTubers decidiram se desligar da agência. No dia 22 de julho, todos os membros do elenco anunciaram que iriam se tornar independentes ou dar uma pausa nas transmissões. Informações indicam que alguns artistas não foram pagos há meses, e a quantia total devida pela VShojo ainda é desconhecida.
Tendências e mercado
Com a popularidade crescente dos VTubers nos EUA, a contratação de talentos e eventos de fãs tornaram-se essenciais para as empresas do setor. Segundo Ignacio, a VShojo havia arrecadado $11 milhões anos atrás, mas não conseguiu gerar a receita necessária para sustentar seu modelo de negócios. Em contrapartida, Ironmouse lançou uma nova arrecadação para a mesma ONG, já ultrapassando $1 milhão em doações.
“Os negócios não geraram a receita que precisávamos para sustentar esse modelo.”
(“the business failed to generate the revenue we needed to sustain that model.”)— Justin “Gunrun” Ignacio, CEO, VShojo
As movimentações de Ironmouse e seus seguidores são um exemplo de como a adaptabilidade é vital neste mercado em rápida mudança. A situação atual levanta questões críticas sobre a viabilidade financeira de agências de talentos e o futuro dos artistas independentes.
Os próximos eventos no cenário permanecem incertos, mas a situação traz à tona a necessidade de soluções sustentáveis que possam apoiar tanto os talentos quanto as agências.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)