
Brasília — InkDesign News — A crescente popularidade dos serviços de transporte por motociclistas de aplicativos, como Uber Moto e 99 Moto, levanta preocupações sobre segurança, uma vez que as colisões e quedas de motocicletas têm aumentado desde 2020.
Contexto e objetivos
O uso de motocicletas como meio de transporte está relacionado ao crescimento demográfico e à precariedade dos serviços públicos, especialmente nas periferias urbanas. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) identificou que, entre 2019 e 2023, o número de vítimas de sinistros com motos no Brasil aumentou de 11.182 para 13.477. O objetivo do estudo é entender o impacto social e sanitário desses serviços, que têm atraído uma população vulnerável em busca de alternativas de mobilidade.
Metodologia e resultados
O estudo realizado pelo Ipea, juntamente com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, elaborou o Atlas da Violência 2025, que examina o aumento das fatalidades no trânsito e a vulnerabilidade dos motociclistas. A pesquisa abrange dados provenientes de sistemas de informações mortais e do Ministério da Saúde, com atenção especial ao comportamento dos usuários e suas condições durante as viagens.
“A vulnerabilidade dos motociclistas é de tal nível que a sua letalidade, ou seja, a probabilidade de morte em acidente, chega a ser 17 vezes maior do que comparado com ocupantes de um automóvel.”
(“The vulnerability of motorcyclists is such that their lethality, or the probability of death in an accident, reaches 17 times greater than that of car occupants.”)— Antonio Meira Júnior, Presidente da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet)
Os dados revelam que em 2023, quem usa motocicletas para o transporte tem maior exposição ao risco, sendo responsáveis por uma em cada três mortes no trânsito brasileiro.
Implicações para a saúde pública
O crescimento do uso de motos para serviços de aplicativo representa um desafio significativo para a segurança viária. A pesquisa destaca que muitos motociclistas e seus passageiros não utilizam vestimentas adequadas para proteção, o que incrementa o risco de lesões graves em caso de acidentes. A falta de regulamentação clara e a pressão econômica sobre os trabalhadores que dependem dessa atividade intensificam a problemática.
“É uma tragédia anunciada. Eu vejo com muito pessimismo isso evoluir.”
(“It is a foretold tragedy. I see this evolving with a lot of pessimism.”)— Erivelton Guedes, Técnico de pesquisa e planejamento do Ipea
Ademais, as plataformas de transporte afirmam adotar medidas de segurança, mas a efetividade de tais ações em mitigar os riscos ainda carece de avaliação. O futuro dos serviços de transporte por motocicleta no Brasil depende de políticas públicas que promovam alternativas de mobilidade seguras e acessíveis, principalmente para a população de baixa renda.
Recomenda-se uma maior fiscalização sobre o uso de motocicletas e empenho em campanhas de conscientização para motociclistas e passageiros. A estratégia deve incluir investimentos em infraestrutura que favoreçam a segurança viária e a regulamentação eficaz dos serviços de transporte por aplicativo.
Fonte: (Agência Brasil – Saúde)