- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Saúde

Inteligência artificial ajuda SUS no combate ao glaucoma

- Publicidade -
- Publicidade -

Localidade — InkDesign News —

Com base em uma única imagem de retinografia, um algoritmo treinado foi capaz de identificar pacientes com glaucoma, uma condição ocular que pode levar à cegueira irreversível. O relato é do coordenador do Setor de Glaucoma do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Rodrigo Lindenmeyer.

Contexto e objetivos

O glaucoma, conhecido como o “perigo silencioso”, caracteriza-se pela ausência de sinais e sintomas, fato que dificulta seu diagnóstico. Estima-se que cerca de 50% dos indivíduos com glaucoma desconheçam a condição. Essa situação está frequentemente associada a fatores como acesso limitado à assistência médica e a falta de revisões oftalmológicas regulares. O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia de um algoritmo de inteligência artificial na detecção precoce do glaucoma, visando oferecer uma ferramenta acessível e eficaz, especialmente em áreas desassistidas.

Metodologia e resultados

A pesquisa envolveu a análise de imagens de retinografia por um algoritmo, que demonstrou uma sensibilidade superior à de softwares convencionais. Lindenmeyer afirmou que, apesar dos avanços, “a inteligência artificial ainda é muito incipiente no contexto de entrar no dia a dia, no cotidiano, na prática médica”. Atualmente, o uso dessa tecnologia para prevenção e controle do glaucoma está em fase de estudo, e a implementação prática poderá levar pelo menos dez anos. “Precisa ainda de muita avaliação. Está restrito, basicamente, à área de pesquisa. Para que a gente realmente tenha ferramentas precisas e confiáveis que possam, aí sim, eticamente ser utilizadas na prática diária,” destacou o oftalmologista.

Implicações para a saúde pública

A introdução de algoritmos de inteligência artificial promete revolucionar a forma como o glaucoma é diagnosticado, especialmente em regiões carentes. A identificação precoce poderá mudar o panorama atual, onde muitos não sabem que são portadores da doença. Lindenmeyer também ressaltou que o tratamento busca controlar a pressão intraocular, mas alertou que “uma vez que se trata de um problema irreversível, se esse diagnóstico acontece tardiamente, poderão ocorrer perdas já significativas”. A prevalência do glaucoma aumenta com a idade, especialmente após os 40 anos, afetando desproporcionalmente certos grupos étnicos, como afrodescendentes e pessoas de origem asiática.

Com isso, o próximo passo será a realização de novos estudos para validar a eficácia do algoritmo em contextos clínicos. Continuar investindo em pesquisas que integrem tecnologia e saúde será crucial para a detecção precoce e tratamento eficaz do glaucoma.

Fonte: (Agência Brasil – Saúde)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!