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Economia

INSS notifica beneficiários sobre fraudes no mercado previdenciário

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São Paulo — InkDesign News — Nesta terça-feira (13), 9,429 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberam notificações no aplicativo Meu INSS alertando sobre descontos por entidade associativa em seus benefícios.

Panorama econômico

A recente notificação recebida por milhões de beneficiários do INSS em relação a descontos associativos reflete um cenário fiscal complexo. A política monetária do Brasil, em um ambiente de juros elevados e inflação persistente, levanta preocupações sobre a sustentabilidade dos benefícios previdenciários. O INSS, peça-chave na seguridade social, vê sua administração exigida a responder ao crescente número de reclamações sobre descontos não reconhecidos.

Indicadores e análises

O programa de notificações, iniciado em 13 de maio, visa abordar a questão dos descontos indevidos, que apresentam uma média de R$ 40,70 mensalmente, podendo chegar a até 1% do teto do Regime Geral de Previdência Social, que em 2025 é de R$ 81,57. O presidente do INSS, Gilberto Waller, enfatizou:

“Ele simplesmente vai clicar e falar: ‘Esse desconto eu não reconheço, eu não autorizei, eu não dei autorização para aquela associação fazer isso’.”
(“He simply will click and say: ‘I do not recognize this discount, I did not authorize it, I did not give permission for that association to do this’.”)

— Gilberto Waller, Presidente do INSS

Impactos e previsões

A prática de descontos não autorizados traz impactos diretos na renda dos aposentados, frequentemente já limitada. Segundo análise, as notificações têm o potencial de reduzir a incidência de fraudes, promovendo um contato direto entre beneficiários e o INSS. É crucial que os beneficiários verifiquem seus extratos de contribuição para identificar essas cobranças, conforme orientado pelo INSS. A possibilidade de cancelamento direto através do aplicativo Meu INSS e a recuperação de valores descontados são medidas essenciais diante deste cenário.

A afirmação advinda do presidente ressalta a importância da comunicação direta entre o cidadão e o INSS, evitando intermediários.

“Não autorizem ninguém a falar com o INSS. O contato é direto, não precisa se socorrer de intermediários. Ninguém fala no INSS a não ser o próprio cidadão.”
(“Do not authorize anyone to speak with the INSS. Contact is direct, there is no need to resort to intermediaries. No one speaks to the INSS except the citizen himself.”)

— Gilberto Waller, Presidente do INSS

Os desdobramentos futuros dependerão da resposta do INSS e da capacidade de implementar mudanças que protejam os beneficiários de novos golpes e fraudes. A possibilidade de consultas, tanto pelo aplicativo quanto pelo site, será um passo fundamental para garantir a transparência e a confiança em um sistema previdenciário essencial à população.

Fonte: (CNN Brasil – Economia)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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