
São Paulo — InkDesign News — A inteligência artificial (IA) tem se tornado um fator crucial para o gerenciamento de dados nas empresas, especialmente com o avanço de modelos de linguagem como LLMs (Large Language Models) e técnicas de deep learning. A Informatica, conhecida por suas soluções de gestão de dados, anunciou um reforço significativo em suas capacidades de IA com o lançamento da versão de verão de 2025 de sua plataforma Intelligent Data Management Cloud (IDMC).
Tecnologia e abordagem
A nova versão da IDMC incorpora recursos avançados de interface de linguagem natural e governança de dados impulsionada por IA. A linguagem natural permite que os usuários construam complexos pipelines de dados a partir de comandos em inglês simples. Isso é facilitado pelo sistema chamado Claire GPT, que integra um modelo de metadados capaz de compreender e realizar operações complexas de integração de dados. “O que não mudou é que os dados continuam fragmentados na empresa e essa fragmentação está aumentando rapidamente” diz Pratik Parekh, SVP e GM de Cloud Integration na Informatica, destacando os desafios permanentes no gerenciamento de dados.
Aplicação e desempenho
As melhorias incluem a auto-mapeação de campos entre sistemas empresariais, uma função que reduz significativamente o tempo de mapeamento de semanas para minutos. “Nossos serviços profissionais realizavam um trabalho de mapeamento que normalmente levava sete dias” afirma Parekh. “Isso agora está sendo feito em menos de cinco minutos”
(“Our professional services have done some work mapping that typically takes seven days to build. This is now being done in less than five minutes.”) — Pratik Parekh, SVP e GM, Informatica.
Além disso, a plataforma introduz regras de qualidade de dados como uma API, permitindo validação em tempo real nos aplicativos de IA, em vez de processamentos em lote após a movimentação dos dados. Essa mudança arquitetônica aborda a questão da governança à medida que equipes não técnicas começam a implementar projetos de IA.
Impacto e mercado
O alinhamento do avanço da IA da Informatica coincide com a crescente demanda por acesso a dados em níveis antes inimagináveis. Brett Roscoe, SVP e GM de Cloud Data Governance na empresa, ressalta que as solicitações de dados agora vêm de equipes diversas, incluindo marketing e finanças. As novas funcionalidades desenvolvidas visam garantir visibilidade e controle à medida que mais projetos de IA se proliferam.
Essa evolução reflete uma tendência mais ampla no mercado, enfatizando que a maturidade e a especialização em técnicas de gestão de dados são mais valiosas do que a simples adoção de tecnologias inovadoras.
Em suma, a jornada de sete anos da Informatica em direção à IA revela a necessidade de um entendimento profundo das dificuldades empresariais ao gerenciar dados em larga escala. Isso sinaliza que a adoção efetiva da IA nas empresas requer desenvolvimento contínuo e adaptado às especificidades do setor.
Fonte: (VentureBeat – AI)