
Brasília — InkDesign News — O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu inscrições para o Banco Nacional de Itens (BC-BNI), permitindo que professores do ensino público se inscrevam para colaborar na elaboração e revisão de itens do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) até 5 de novembro.
Contexto educacional
O Encceja é uma importante ferramenta de avaliação que visa certificar jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio, refletindo a necessidade de atender a metas educacionais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Este exame, realizado em várias áreas do conhecimento, possui implicações diretas na acessibilidade à educação e ao mercado de trabalho. A ampliação da participação de professores qualificados no processo de desenvolvimento dos itens de avaliação é uma ação estratégica que busca aprimorar a qualidade do exame.
Políticas e iniciativas
A chamada para colaboradores do BC-BNI, divulgada pelo edital oficial, estabelece condições claras para a inscrição, que se estende a servidores públicos da educação básica e superior em níveis municipais, estaduais e federais. A seleção será realizada por meio da análise documental, incluindo a verificação de diplomas e experiências docentes. O Inep enfatiza que “os inscritos que não comprovarem as informações prestadas serão desclassificados; não poderão participar de outras chamadas públicas do Inep pelo período de 2 anos” (
“candidatos não devem ser do quadro de servidores efetivos dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação”
(“Candidates must not be from the permanent staff of the Ministries of Education and Science, Technology and Innovation.”)— Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
).
O resultado final será divulgado em 11 de fevereiro de 2026, após a capacitação dos aprovados, preparando-os para contribuir efetivamente na elaboração e revisão de itens avaliativos das áreas do Encceja.
Desafios e perspectivas
Apesar da relevância dessa iniciativa, o Brasil ainda enfrenta desafios significativos no contexto educacional, como desigualdade no acesso à educação de qualidade e infraestrutura deficiente nas escolas. Instituições e profissionais precisam lidar com as realidades regionais que impactam o desempenho educacional. O fortalecimento do Banco Nacional de Itens é um passo importante, mas deve ser acompanhado de políticas abrangentes que abordem essas desigualdades. Além disso, o incentivo à capacitação contínua de educadores é fundamental para garantir a sustentabilidade e a eficácia das iniciativas educacionais.
“A medida tem o objetivo de ampliar a quantidade de profissionais qualificados de todo o Brasil e credenciados nos processos de avaliação educacional” (
“The measure aims to increase the number of qualified professionals across Brazil accredited in educational assessment processes.”
(“A medida tem o objetivo de ampliar a quantidade de profissionais qualificados de todo o Brasil e credenciados nos processos de avaliação educacional.”)— Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
).
Com a implementação deste Banco de Itens e a possível inclusão de diversos educadores, espera-se que as avaliações do Encceja tornam-se mais robustas e representativas, contribuindo para o aprimoramento educacional no país.
Fonte: (Agência Brasil – Educação)