
Brasília — InkDesign News — Os estudantes do programa Pé-de-Meia, nascidos em setembro e outubro, recebem nesta sexta-feira (30 de maio) o pagamento da segunda parcela do incentivo-frequência, totalizando já três repasses em 2025, que visam promover a permanência no ensino médio.
Contexto educacional
O programa Pé-de-Meia se destaca como uma das iniciativas do governo federal para incentivar a continuidade dos estudos entre jovens em situação de vulnerabilidade. Em um cenário onde, segundo o Censo da Educação Básica, 3,4 milhões de estudantes estão inscritos no ensino médio público, as taxas de evasão escolar permanecem preocupantes, especialmente entre adolescentes que se encaixam no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). As políticas educacionais visam não apenas a formação acadêmica, mas também a inclusão social, com alunos se beneficiando de recursos financeiros que visam reduzir a desigualdade educacional.
Políticas e iniciativas
O incentivo-frequência, no valor de R$ 200, é concedido a estudantes que mantêm uma presença mínima de 80% nas aulas. Os pagamentos ocorrem até 2 de junho, respeitando o calendário de nascimento dos estudantes. Além desse benefício, o programa também inclui o incentivo-matrícula, já pago em abril, e ainda prevê parcelas bônus para aqueles que realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo a Caixa Econômica Federal, “cerca de 3,4 milhões de estudantes receberão o incentivo do programa federal, no valor de R$ 200.”
Desafios e perspectivas
Entretanto, ao analisar a implementação do Pé-de-Meia, desafios como a infraestrutura das escolas e a desigualdade persistente em diferentes regiões do Brasil se tornam evidentes. Alguns estudantes ainda enfrentam dificuldades em acessar as contas poupança criadas automaticamente pela Caixa, o que pode limitar a eficácia do programa. O MEC está ciente destes obstáculos, como evidenciado na comunicação com os beneficiários, que inclui notificações via Whatsapp e o aplicativo Gov.br.
Ainda que o programa tenha se mostrado eficaz em termos de adesão, é necessário um acompanhamento mais próximo da situação dos alunos, especialmente os de menor idade, que precisam de autorização de um responsável para efetuar movimentações financeiras.
(“Although the program has proved effective in terms of adherence, closer monitoring of students’ situations, especially minors, who need a responsible person’s authorization to make financial transactions, is necessary.”)— Nome, Cargo, Instituição
Os próximos passos envolvem o fortalecimento do apoio a esses alunos, garantindo que os recursos sejam acessados de forma eficaz e contribuam para a conclusão do ensino médio.
Fonte: (Agência Brasil – Educação)