
Brasília — InkDesign News — O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que o prazo para os candidatos da segunda edição do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras 2025/2) recorrerem das negativas às solicitações de atendimento especializado e nome social se inicia nesta terça-feira (26) e termina às 23h59 de sexta-feira (29).
Contexto educacional
O Celpe-Bras, examinado semestralmente, visa avaliar a proficiência em língua portuguesa de estrangeiros e brasileiros que não têm o português como língua materna. Este exame é exigido por instituições de ensino superior para ingresso em cursos de graduação e pós-graduação, além de ser uma demanda em processos seletivos de empresas e para a validação de diplomas de profissionais estrangeiros. O Inep divulgou os resultados dos pedidos de atendimento, publicados em seu site, revelando a necessidade de revisões para garantir a inclusão de todos os candidatos.
Políticas e iniciativas
O edital do Celpe-Bras 2025/2 estabelece que os participantes devem apresentar documentação legível que comprove a condição para solicitar atendimento especializado. Essa documentação deve incluir o nome completo do participante, um diagnóstico da condição, e a identificação do profissional responsável. É importante ressaltar que “o atendimento especializado é um direito de candidatos com deficiências, transtornos ou condições específicas, bem como gestantes, lactantes e idosos,” conforme publicado pelo Inep.
“O participante deverá inserir novamente no sistema um documento legível, em língua portuguesa, que comprove a condição que motiva a solicitação de atendimento especializado.”
(“The participant must re-enter in the system a legible document, in Portuguese, that proves the condition that motivates the request for specialized assistance.”)— Edital do Celpe-Bras 2025/2
Desafios e perspectivas
Os principais desafios incluem a desigualdade no acesso ao exame e a infraestrutura insuficiente nas instituições que aplicam as provas. Assim, é fundamental promover ações que garantam a inclusão e a equidade para todos os candidatos, uma vez que o domínio do português é crucial para integração social e profissional no Brasil. O Inep, em colaboração com o Ministério da Educação e o Ministério das Relações Exteriores, busca aprimorar o processo de avaliação e aplicar novas estratégias para conciliar educação e inclusão.
Assim, a implementação efetiva das políticas de acessibilidade e a contínua supervisão do Celpe-Bras são essenciais para garantir que todos os candidatos tenham igual oportunidade de se certificar em língua portuguesa e, consequentemente, integrar-se à sociedade brasileira.
Fonte: Agência Brasil – Educação