
Brasília — InkDesign News — O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que as inscrições para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) de 2025 estarão abertas de 9 a 13 de junho. Este exame é fundamental para médicos formados no exterior que desejam praticar a medicina no Brasil.
Contexto educacional
O Revalida foi criado com o intuito de garantir a qualidade do atendimento médico no Brasil, avaliando profissionais formados fora do país. Esta avaliação, que ocorre em duas etapas, busca assegurar que os conhecimentos, habilidades e competências dos candidatos estejam em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de medicina. Dados recentes indicam que na primeira etapa do exame de 2025, realizado em 23 de março, 93,63% dos 17.778 inscritos participaram. Este panorama revela a crescente importância da revalidação para a inclusão de médicos estrangeiros no mercado de trabalho nacional.
Políticas e iniciativas
O Inep, em parceria com universidades brasileiras, é o responsável pela organização das provas. A segunda etapa, que consiste nas avaliações de habilidades clínicas, será realizada nos dias 19 e 20 de julho. Para participar, é necessária a aprovação na primeira fase, que é composta por provas objetivas e discursivas. “O Revalida avalia profissionais brasileiros e estrangeiros formados em medicina fora do Brasil que querem exercer a profissão em território nacional”, afirma um representante do Inep.
(“The Revalida assesses Brazilian and foreign professionals trained in medicine outside of Brazil who wish to practice professionally in the national territory.”)
Desafios e perspectivas
Apesar dos avanços, o processo de revalidação enfrenta desafios significativos. Um dos principais obstáculos é a desigualdade de acesso às informações e aos recursos necessários para que todos os candidatos possam se preparar adequadamente para o exame. Além disso, a infraestrutura das instituições que realizam a revalidação nem sempre acompanha a demanda por cursos de formação continuada para médicos imigrantes. A busca por um sistema de saúde mais inclusivo e equitativo continua sendo um grande desafio a ser superado, com necessidade de discussões sobre políticas que promovam a inclusão desses profissionais.
“A avaliação abrange as cinco grandes áreas de exercício profissional: clínica médica; cirurgia geral; pediatria; ginecologia e obstetrícia; medicina da família e comunidade (saúde coletiva).”
(“The assessment covers five major areas of professional practice: medical clinic; general surgery; pediatrics; gynecology and obstetrics; family and community medicine (collective health).”)— Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Com a abertura das inscrições, espera-se que muitos candidatos busquem essa oportunidade de revalidação, contribuindo para o fortalecimento do sistema de saúde no Brasil e ampliando o acesso à assistência médica qualificada.
Fonte: (Agência Brasil – Educação)