
São Paulo — InkDesign News — No universo dos games e da cultura geek, a expectativa em torno do Xbox Ally X da Asus está crescendo. Com um lançamento programado para 16 de outubro de 2025, as novidades sobre o dispositivo estão fazendo barulho nas comunidades de jogadores.
Lançamento e features
O Xbox Ally X é um dispositivo voltado para jogos que promete simplificar o acesso ao colossal universo dos games, sendo uma camada de sistema operacional sobre o Windows 11. O aparelho, que pesa consideravelmente, busca um equilíbrio entre ergonomia e performance, permitindo aos usuários acessarem sua biblioteca de jogos de forma rápida e prática. A nova interface, que se inicia diretamente na camada do Xbox ao ligar o dispositivo, foi projetada para eliminar a necessidade de navegarem pela área de trabalho do Windows. Entretanto, algumas falhas ainda podem ocorrer se o usuário tentar navegar muito rapidamente.
“Acidentalmente travar o dispositivo, como fiz várias vezes, resultará em uma janela de erro que aparece como um alerta indesejado.”
(“Accidentally crash it by trying to navigate around too fast or hitting a button when you’re not supposed to, as I did several times, and that dreaded error window will pierce through the overlay like an unwanted virus alert.”)— Kenneth Shepard, Jornalista, Kotaku
Recepção e audiência
Apesar de não haver um preço definido para o Xbox Ally X, muitas especulações indicam que ele pode ser vendido a um valor elevado, possivelmente o dobro do preço de um Nintendo Switch 2. Isso já levanta questões sobre sua aceitação no mercado, especialmente considerando que “mais de 150 milhões de Switches vendidos” indica um forte apelo por dispositivos de games mais acessíveis.
“O experimento não valerá a pena se Microsoft e Asus não conseguirem figurear um preço adequado.”
(“The experiment won’t be worth it if Microsoft and Asus can’t figure out a decent price tag.”)— Kenneth Shepard, Jornalista, Kotaku
Tendências e mercado
A transformação do Xbox Ally em um console portátil envolve uma competição direta com empresas como a Valve, que busca tornar o acesso a conteúdos de diferentes plataformas mais fácil. Com menos de 6 milhões de dispositivos de games portáteis para PC vendidos até agora, o cenário atual mostra que os players ainda hesitam em investir em opções de alto custo em comparação aos dispositivos mais tradicionais.
Além disso, o Xbox Ally é uma resposta às necessidades dos jogadores que desejam interagir com suas bibliotecas existentes no Steam, favorecendo uma experiência de uso que poderia ser mais fluida e integrada entre plataformas.
A expectativa por este novo console portátil poderá ser avaliada nos próximos meses, especialmente com eventos como a E3, onde novidades sobre DLCs e atualizações de jogos sempre fazem parte da pauta, possivelmente moldando o futuro da indústria de jogos.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)