
São Paulo — InkDesign News — A Honda, uma das gigantes da indústria automotiva, anunciou uma reavaliação drástica em sua estratégia de eletrificação, sinalizando que os veículos elétricos a bateria (BEVs) podem não ser mais o foco de sua futura operação. Essa mudança de direção representa um golpe significativo para o setor de veículos elétricos, que enfrenta novos desafios em um mercado já em transformação.
Contexto e lançamento
A Honda tem se engajado na corrida dos veículos elétricos, impulsionada, em parte, pelo sucesso da Tesla nos últimos anos. No entanto, a recente declaração do presidente e CEO da Honda Austrália, Jay Joseph, destaca uma mudança de abordagem: “BEVs are not the goal, better electric vehicles are a pathway to achieving carbon neutral, not necessarily the only pathway” (“Os BEVs não são o objetivo, melhores veículos elétricos são um caminho para alcançar a neutralidade de carbono, não necessariamente o único caminho”).
Design e especificações
No momento, a Honda oferece dois modelos de EV nos Estados Unidos, o Honda Prologue e o Acura ZDX. Para aumentar as vendas, a empresa foi forçada a fornecer incentivos significativos, chegando a gastar, em média, mais de $12.000 em promoções por cada Prologue e impressionantes $21.000 por cada ZDX vendido no último trimestre. A Honda também está investindo em baterias de estado sólido e explorando veículos elétricos a célula de hidrogênio (FCEVs), que podem transformar hidrogênio em eletricidade a bordo.
Repercussão e aplicações
O anúncio da Honda não apenas afeta sua própria linha de produtos, mas também sinaliza um alerta para a indústria automotiva de que a narrativa de crescimento dos EVs pode estar atingindo seus limites. Eiji Fujimura, diretor executivo da Honda, admitiu que a empresa está “não muito otimista” sobre o mercado de EVs, mencionando o impacto da expiração dos créditos fiscais e um “resfriamento do mercado”. Essa reticência poderá atrasar a transição da indústria para fontes de energia mais limpas em um momento crítico para as metas climáticas globais.
A estratégia de investir fortemente em veículos híbridos não só ecoa a cautela de outros players do setor, como a Toyota, mas também reafirma um panorama mais complexo para a neutralidade de carbono.
— Jay Joseph, Presidente e CEO, Honda Austrália
À medida que a Honda avança em sua nova direção, o foco em híbridos, junto com a exploração de soluções alternativas como os FCEVs, traça um caminho potencialmente mais viável para a empresa. As estimativas indicam que quase todos os modelos populares da Honda nos EUA serão oferecidos como híbridos entre 2025 e 2035.
O movimento da Honda poderá refletir uma tendência maior na indústria, onde a concentração exclusiva nos BEVs pode estar se tornando uma abordagem insustentável frente aos desafios do mercado.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)