- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Cultura Tech & Geek

Honda desiste do sonho elétrico e abala cultura tech

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A Honda, uma das gigantes da indústria automotiva, anunciou uma reavaliação drástica em sua estratégia de eletrificação, sinalizando que os veículos elétricos a bateria (BEVs) podem não ser mais o foco de sua futura operação. Essa mudança de direção representa um golpe significativo para o setor de veículos elétricos, que enfrenta novos desafios em um mercado já em transformação.

Contexto e lançamento

A Honda tem se engajado na corrida dos veículos elétricos, impulsionada, em parte, pelo sucesso da Tesla nos últimos anos. No entanto, a recente declaração do presidente e CEO da Honda Austrália, Jay Joseph, destaca uma mudança de abordagem: “BEVs are not the goal, better electric vehicles are a pathway to achieving carbon neutral, not necessarily the only pathway” (“Os BEVs não são o objetivo, melhores veículos elétricos são um caminho para alcançar a neutralidade de carbono, não necessariamente o único caminho”).

Design e especificações

No momento, a Honda oferece dois modelos de EV nos Estados Unidos, o Honda Prologue e o Acura ZDX. Para aumentar as vendas, a empresa foi forçada a fornecer incentivos significativos, chegando a gastar, em média, mais de $12.000 em promoções por cada Prologue e impressionantes $21.000 por cada ZDX vendido no último trimestre. A Honda também está investindo em baterias de estado sólido e explorando veículos elétricos a célula de hidrogênio (FCEVs), que podem transformar hidrogênio em eletricidade a bordo.

Repercussão e aplicações

O anúncio da Honda não apenas afeta sua própria linha de produtos, mas também sinaliza um alerta para a indústria automotiva de que a narrativa de crescimento dos EVs pode estar atingindo seus limites. Eiji Fujimura, diretor executivo da Honda, admitiu que a empresa está “não muito otimista” sobre o mercado de EVs, mencionando o impacto da expiração dos créditos fiscais e um “resfriamento do mercado”. Essa reticência poderá atrasar a transição da indústria para fontes de energia mais limpas em um momento crítico para as metas climáticas globais.

A estratégia de investir fortemente em veículos híbridos não só ecoa a cautela de outros players do setor, como a Toyota, mas também reafirma um panorama mais complexo para a neutralidade de carbono.

— Jay Joseph, Presidente e CEO, Honda Austrália

À medida que a Honda avança em sua nova direção, o foco em híbridos, junto com a exploração de soluções alternativas como os FCEVs, traça um caminho potencialmente mais viável para a empresa. As estimativas indicam que quase todos os modelos populares da Honda nos EUA serão oferecidos como híbridos entre 2025 e 2035.

O movimento da Honda poderá refletir uma tendência maior na indústria, onde a concentração exclusiva nos BEVs pode estar se tornando uma abordagem insustentável frente aos desafios do mercado.

Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!