
São Paulo — InkDesign News — Durante o evento QuakeCon 2025, Bethesda, Id Software e Xbox anunciaram e lançaram versões remasterizadas dos icônicos shooters de fantasia em primeira pessoa, Heretic e Hexen. Ambas as franquias, desenvolvidas pela Raven Software, datam de meados dos anos 90 e ganharam uma atualização esperada por muitos fãs da cultura geek.
Lançamento e features
No dia 7 de agosto, sem aviso prévio, a Bethesda disponibilizou as versões atualizadas de Heretic: Shadow of the Serpent Riders, Hexen: Beyond Heretic e Hexen: Deathkings of the Dark Citadel em um novo pacote chamado Heretic + Hexen. Este conjunto foi desenvolvido pela NightDive Studios, conhecida por suas remasterizações de jogos clássicos. Além disso, foram criados dois novos episódios: Heretic: Faith Renewed e Hexen: Vestiges of Grandeur.
O pacote está disponível para Xbox, Switch e PC, ao preço de $15, mas também pode ser acessado gratuitamente através do Game Pass. Para quem já possui os jogos no Steam, os upgrades são oferecidos sem custo adicional.
Recepção e audiência
A inclusão de novas mecânicas, como cross-play para até 16 jogadores e opções de co-op, tem sido bem recebida pela comunidade. O suporte a mods, além de um browser in-game para facilitar a busca e instalação, promete aumentar a durabilidade do interesse pelos títulos. “Parece uma ótima maneira de revisitar esses shooters clássicos” (It sounds like a great way to revisit these classic shooters), disse um especialista em jogos.
“Estou feliz que finalmente a Bethesda lembrou que também possui Heretic e Hexen”
(“I’m happy that, finally, Bethesda remembered it also owns Heretic and Hexen”)— Especialista em jogos, Anônimo
Tendências e mercado
O remaster não apenas faz parte de uma onda crescente de reboots de jogos clássicos, mas também atende a uma demanda de um público que busca reviver experiências nostálgicas. A capacidade de jogar em até 8 jogadores localmente em modo de tela dividida e a melhoria gráfica com suporte de até 4K e 120 FPS são avanços que podem atrair tanto novos jogadores quanto veteranos. As implementações de acessibilidade e melhorias na interface são consideradas um passo importante na inclusão de diversos públicos nos games.
Os próximos meses poderão trazer mais atualizações ou DLCs, e a expectativa é que um estúdio desenvolva um novo título na linha de Hexen, semelhante aos reboots de Wolfenstein e Doom que têm recebido grande aprovação no mercado.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)