
São Paulo — InkDesign News — Apesar das incertezas econômicas e desafios geopolíticos, a captação de recursos para startups na Ásia continua a ocorrer, mas com dificuldades crescentes no cenário de fundraising.
Tamanho da rodada
Recentemente, a firma de capital de risco Headline Asia concluiu uma das suas maiores captações, o Headline Asia Fund V, com um montante de $145 milhões. O fundo visa investir em startups de tecnologia em toda a região Ásia-Pacífico, apesar de um contexto de mercado desafiador. A meta inicial do fundo era de $180 milhões, indicando uma leve redução na captação.
“O mercado de VC está passando por um inverno cíclico marcado por altas taxas de juros, liquidez reduzida e um sentimento cauteloso entre os LPs.”
— Akio Tanaka, Co-fundador, Headline Asia
Valuation
Os investidores estão focados em avaliações de estágios iniciais, onde existe potencial para retornos significativos, resistindo à compressão nas avaliações de estágios mais avançados. Tanaka destacou que muitos investidores na Ásia têm priorizado investimentos mais seguros, em vez de se arriscar em startups com alta volatilidade.
“As avaliações de estágios iniciais ainda são onde os maiores retornos são gerados, especialmente no ambiente atual de saídas, onde as avaliações de estágios avançados se comprimiram.”
— Akio Tanaka, Co-fundador, Headline Asia
Investidores
O Headline Asia Fund V conta com um mix de apoiadores, incluindo entidades públicas e privadas, como Japão Investment Corporation (JIC) e a National Development Fund of Taiwan (NDF). O fundo já fez investimentos em 17 empresas, com foco em áreas como e-commerce, fintech e inteligência artificial. Entre as startups investidas estão Newmo, Jenfi e Pi-xcels.
A firma espera que esse foco em oportunidades em países como Japão e Taiwan, que tradicionalmente olham para o mercado local, se amplie para startups buscando atuação global. O interesse por empresas que buscam internacionalização mostra uma abertura para novas oportunidades e inovação na região.
Com a recente captação, a Headline Asia reafirma sua posição no mercado de VC, preparando o terreno para novas rodadas e investimentos robustos que poderão surgir nos próximo meses. O uso dos recursos do fundo está focado em apoiar fundadores que buscam acelerar a transformação digital e operações transfronteiriças na Ásia, especialmente em mercados como Japão e Sudeste Asiático.
Os próximos passos incluem o financiamento de mais startups em estágio inicial, capitalizando sobre o interesse crescente por inovação e tecnologia na região.