- Publicidade -
- Publicidade -
Economia

Haddad apresentará medidas de ajuste fiscal a Lula para controlar inflação

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revelou que o governo federal está em discussões sobre novas medidas de ajuste fiscal, sugerindo um foco em iniciativas para o cumprimento das metas fiscais, sem a adoção de um novo “pacote” de cortes de gastos, como no ano passado.

Panorama econômico

A situação econômica nacional permanece delicada, especialmente diante de um cenário global incerto, onde a inflação persiste e a política monetária é ajustada para conter a alta dos preços. O governo brasileiro precisa implementar ações que alinhem suas contas públicas, já que as expectativas de crescimento do PIB se mantêm moderadas para os próximos anos.

Indicadores e análises

Em 2024, os ajustes fiscais apresentados foram responsáveis por uma economia superior a R$ 30 bilhões. Segundo Haddad, “únicas medidas que estão sendo preparadas são pontuais para o cumprimento da meta fiscal, como fizemos no ano passado. Estamos identificando onde estão os gargalos e problemas” (“The only measures being prepared are specific for meeting the fiscal target, as we did last year. We are identifying where the bottlenecks and problems are”).

“Não dá para chamar de pacote. São medidas pontuais voltadas exclusivamente para o cumprimento da meta fiscal” (“It cannot be called a package. They are targeted measures aimed exclusively at meeting the fiscal goal”)

— Fernando Haddad, Ministro da Fazenda

. Quando questionado sobre a natureza das discussões, o ministro indicou que são medidas tanto de receitas quanto de despesas, embora tenha se abstido de fornecer detalhes concretos.

Impactos e previsões

As consequências dessas medidas podem ser significativas para a indústria e os consumidores. Especialistas indicam que a adoção de medidas pontuais pode não ser suficiente para impulsionar um crescimento robusto, apesar de necessárias para manter a confiança no compromisso fiscal do governo. A eficácia de tais medidas, entretanto, dependerá do impacto sobre a inflação e os índices de juros, que ainda podem afetar negativamente a capacidade de consumo das famílias brasileiras.

Nos próximos dias, Haddad deverá se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir as medidas em questão, enquanto o governo continua a monitorar o cenário econômico global e suas repercussões locais.

Fonte: (CNN Brasil – Economia)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!