Gupshup capta US$ 60M em rodada de investimento e perde status de unicórnio

São Paulo — InkDesign News — A Gupshup, startup de mensagens empresariais fundada na Índia há mais de duas décadas, anunciou uma nova rodada de fundraising, levantando mais de US$ 60 milhões, mas não divulgou sua nova valuation. A empresa, que se tornou um unicórnio em 2021, busca expandir sua presença em mercados de alto crescimento, como Índia, Oriente Médio, América Latina e África.
Tamanho da rodada
Esta nova rodada combina financiamento de capital próprio e dívida de investidores como Globespan Capital Partners e EvolutionX Debt Capital. O fundador e CEO, Beerud Seth, revelou que a parte de equity representa “um pouco mais da metade” do total levantado. Apesar da natureza significativa do aporte, a Gupshup não revelou a composição exata da dívida.
“O equity é um pouco mais da metade.”
— Beerud Seth, Fundador e CEO, Gupshup
Valuation
A valuation da Gupshup passou por mudanças notáveis nos últimos anos. Após levantar US$ 340 milhões em duas rodadas em 2021, a empresa foi avaliada em US$ 1,4 bilhão. Entretanto, a Fidelity, que liderou a rodada após a conquista do status de unicórnio, reduziu sua avaliação interna em várias ocasiões, levando a empresa a uma valuation de até US$ 486 milhões.
Investidores
Atimes o panorama dos investidores revela uma forte escolha de parcerias. A Gupshup atua em um mercado competitivo, onde gigantes como Amazon, Google e Microsoft também estão explorando tecnologias de agentes de IA. Seth observa que a Gupshup mantém uma base sólida com mais de 50.000 clientes em mais de 100 países, um ativo estratégico em um ambiente de crescente competição.
“Todos precisam construir esses agentes de IA, que funcionam por meio de mensagens como RCS e WhatsApp.”
— Beerud Seth, Fundador e CEO, Gupshup
Com os novos recursos, a Gupshup planeja aprimorar seus produtos utilizados em setores como automotivo, bancário e e-commerce, e se prepara para uma potencial IPO, que poderá acontecer em um período de 18 a 24 meses. A empresa está considerando listar suas ações nas bolsas indianas, o que poderia beneficiar sua comunicação com investidores locais.
“Estamos conversando com todos os nossos consultores sobre isso.”
— Beerud Seth, Fundador e CEO, Gupshup
Fonte: (TechCrunch – Venture & Fundraising)