- Publicidade -
- Publicidade -
Economia

GT de Transportes dos BRICS rejeita ações unilaterais no setor

- Publicidade -
- Publicidade -

Brasília — InkDesign News — Em uma recente reunião dos Brics, realizada no Palácio do Itamaraty, o Grupo de Trabalho de Transportes manifestou sua oposição à adoção de ações unilaterais no setor, destacando sua preocupação com distorções de mercado e acesso a tecnologias essenciais.

Panorama econômico

O encontro entre os ministros dos Transportes dos países membros dos Brics discutiu questões críticas como infraestrutura sustentável e a utilização de Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF). O grupo enfatizou a importância da cooperação técnica entre os países para enfrentar os desafios dos transportes globais e reiterou seu compromisso com a responsabilidade climática. Mariana Pescatori, ministra interina do Ministério de Portos e Aeroportos, afirmou que “a presidência brasileira nos Brics foi guiada por dois princípios estratégicos: a responsabilidade climática e a integração da infraestrutura de transporte e logística” ( “A presidência brasileira nos Brics foi guiada por dois princípios estratégicos: a responsabilidade climática e a integração da infraestrutura de transporte e logística” ).

Indicadores e análises

No que tange ao setor de transportes, a adoção de tecnologias limpas e a descarbonização são vistas como movimentos essenciais. O grupo discutiu ainda a necessidade de descarbonizar portos e o transporte marítimo, reconhecendo a complexidade da tarefa diante das diversas realidades econômicas dos países envolvidos. O Brasil, assumindo a presidência dos Brics até dezembro de 2025, busca alavancar uma agenda que priorize a sustentabilidade na mobilidade e na logística.

Impactos e previsões

A resistência a ações unilaterais poderá influenciar investimentos em tecnologia e inovação dentro do bloco. Especialistas acreditam que uma abordagem colaborativa pode resultar em avanços significativos na eficiência do setor aéreo e no desenvolvimento de alternativas sustentáveis. A expectativa é de que as discussões gerem políticas que ajudem a mitigar impactos econômicos adversos, promovendo um futuro mais resiliente tanto para a indústria quanto para os consumidores.

“Opomo-nos a ações unilaterais e medidas restritivas no setor dos transportes que possam causar distorções de mercado e falta de acesso a tecnologias modernas”
(“Opomo-nos a ações unilaterais e medidas restritivas no setor dos transportes que possam causar distorções de mercado e falta de acesso a tecnologias modernas”)

— Grupo de Trabalho de Transportes dos Brics

Com a Cúpula dos Brics programada para julho no Rio de Janeiro, as deliberações atuais devem moldar a agenda de transporte e infraestrutura do bloco para os próximos anos, conforme os países membros buscam alinhar suas políticas e estratégias.

Fonte: (CNN Brasil – Economia)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!