
São Paulo — InkDesign News —
O cenário dos games e da cultura geek ganha um novo protagonista com o lançamento de Grounded 2, que chegou ao Acesso Antecipado apenas três anos após o sucesso do primeiro jogo. A sequela surpreendeu muitos fãs, levantando questões sobre a escolha de criar um novo título invés de atualizar o anterior.
Lançamento e features
Grounded 2 foi desenvolvido com a colaboração do estúdio Eidos Montreal, famoso por títulos como Deus Ex e Guardians of the Galaxy. “A maior parte do trabalho pesado é feito na Eidos Montreal,” explicou Chris Parker, diretor do jogo na Obsidian. “Temos um grupo central aqui [na Obsidian], principalmente pessoas que trabalharam em Grounded.”
(“The majority of the heavy lifting is done in Eidos Montreal,” Obsidian game director Chris Parker disse.) — Chris Parker, Diretor de Jogo, Obsidian
O novo jogo apresenta um design mais polido e acessível, mantendo a profundidade de construção típica de RPGs. Visivelmente, a qualidade gráfica foi aprimorada, resultando em um visual mais detalhado e vibrante.
Recepção e audiência
Até agora, Grounded 2 atraiu 3 milhões de jogadores nas plataformas Xbox e PC, onde está disponível através do Game Pass. O diretor criativo da Eidos, Justin Vazquez, enfatizou a colaboração entre os estúdios: “Colaboramos em tudo, desde ideias de alto nível até os detalhes mais baixos.”
(“We collaborate on everything on the highest level of ideas and the lowest level.”) — Justin Vazquez, Diretor Criativo, Eidos Montreal
A linha de comunicação aberta entre os estúdios sugere um compromisso em melhorar a experiência do jogador, mesmo com as dificuldades técnicas enfrentadas pelas plataformas anteriores, como o Xbox One.
Tendências e mercado
A escolha da Microsoft de terceirizar parte do desenvolvimento de Grounded 2 para Eidos pode indicar uma nova tendência para acelerar a produção de jogos em suas franquias. A tecnologia Unreal Engine utilizada no jogo permitiu essa colaboração mais fluida. A mudança para UE5 em franquias como Halo também sugere que a Microsoft pode replicar este modelo em futuras produções.
(“Does this mean that Microsoft can find partnerships to help speed up development of its other franchises as well?”) — Kotaku
Com novas informações sobre possíveis jogos Fallout no horizonte, a expectativa é que essa metodologia de trabalho se prolifere na indústria, embora nem todos os projetos tenham resultados positivos, como foi o caso de Perfect Dark.
Os fãs aguardam ansiosos por updates, DLCs e novos eventos, consolidando Grounded 2 como um passo importante na evolução do jogo e um indicativo do futuro das parcerias na produção de jogos.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)