
São Paulo — InkDesign News — A recente tensão entre o ex-presidente Donald Trump e o governador da Califórnia, Gavin Newsom, trouxe novos desafios ao aguardado projeto de trem-bala do estado, que visa conectar Los Angeles à San Francisco, EUA.
Contexto e lançamento
O projeto de trem de alta velocidade da Califórnia, aprovado por votação em 2008, prometia uma rede ferroviária de 800 milhas ligando os principais centros urbanos do estado. Inicialmente, o custo projetado foi de 33 bilhões de dólares, com previsão de conclusão em 2020. Contudo, os atrasos e o aumento dos custos levaram a um orçamento estimado que ultrapassa os 100 bilhões de dólares.
Design e especificações
A proposta original incluía trens com velocidades de até 220 milhas por hora, com planos para expansão que alcançariam Sacramento ao norte e San Diego ao sul. Recentemente, o Departamento de Transporte dos EUA anunciou a revogação de 4 bilhões de dólares em financiamento para o projeto, uma decisão que, segundo o secretário de Transporte, Sean P. Duffy, reflete a necessidade de resultados efetivos em troca de recursos federais.
Repercussão e aplicações
Governador Newsom expressou sua indignação, sugerindo que a Califórnia pode contestar legalmente essa decisão. Ele afirmou:
“Trump quer entregar o futuro à China e abandonar o Vale Central. Não permitiremos isso. Estamos agora na fase de assentamento de trilhos e construindo a única linha de alta velocidade da América.”
(“Trump wants to hand China the future and abandon the Central Valley. We won’t let him. We’re now in the track-laying phase and building America’s only high-speed rail.”)— Gavin Newsom, Governador da Califórnia
Além disso, Ian Choudri, CEO da Autoridade do Trem-Bala da Califórnia, classificou a decisão como “ilegal”. No âmbito das interações políticas, Trump, em suas plataformas sociais, declarou que libertou os cidadãos de um “trem de alta velocidade para lugar nenhum”.
“Este projeto estava severamente superestimado, sobrecarregado de regulamentações, e NUNCA entregou resultados.”
(“This project was Severely Overpriced, Overregulated, and NEVER DELIVERED.”)— Donald Trump, Ex-Presidente dos EUA
As reações a essa medida refletem a polarização política existente, um tema recorrente nas interações entre a administração Trump e a liderança da Califórnia, que abrange diversas questões, incluindo direitos de gênero e a presença da Guarda Nacional nas áreas metropolitanas.
À medida que a construção do trem-bala avança, o futuro do projeto continua incerto, especialmente diante da possibilidade de ações legais e disputas políticas. O cenário se torna mais complexo, à medida que tendências e desafios evoluem no setor de transportes nos EUA.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)