
São Paulo — InkDesign News — O recente evento "Made by Google 2025" destacou o compromisso da empresa com a inovação no design de produtos, apresentando uma nova linha de dispositivos que busca atender diversas necessidades dos consumidores com um foco em funcionalidade e estética contemporânea.
Design de produto
A nova linha inclui quatro smartphones, um smartwatch remodelado e fones de ouvido sem fio acessíveis, todos baseados no novo processador Tensor G5. O foco na adaptação do design facilita a identificação do público-alvo para cada dispositivo. O Pixel 10, Pixel 10 Pro, Pixel 10 Pro XL e Pixel 10 Pro Fold exemplificam essa estratégia, apresentando um design coerente que atende a diferentes necessidades em vez de forçar os consumidores em uma única categoria de produto.
O Pixel 10, por exemplo, apresenta um sistema de câmera tripla pela primeira vez, com um sensor telefoto inclusivo. Este modelo começa em $799 e representa um salto significativo em relação ao seu antecessor, todos os modelos agora com um design que mantém a linguagem visual característica da marca, como a barra de câmera distintiva e o acabamento em metal.
Inovação e materiais
No quesito inovação, o novo processador Tensor G5 não apenas melhora o desempenho em 60% em relação ao Tensor G4, mas também é adaptado para tarefas de inteligência artificial e aprendizado de máquina, prometendo maior eficiência e melhor desempenho térmico devido à mudança de fornecimento, de Samsung para TSMC. O suporte para carregamento sem fio Qi2 e a introdução de acessórios magnéticos (Pixelsnap) visam criar um ecossistema que rivaliza com o sistema MagSafe da Apple.
Entre as funcionalidades aprimoradas, destaca-se a integração de AI com o assistente Google Gemini, que traz recursos como "Magic Cue". Essa ferramenta analisa dados do usuário para oferecer sugestões contextuais, contribuindo para uma experiência mais fluida e intuitiva.
A linha Pixel 10 busca uma integração mais coesa entre hardware e software, o que não era tão pronunciado em gerações anteriores.
(“The Pixel 10 series presents a more cohesive integration between hardware and software, which wasn’t as pronounced in previous generations.”)— Designer, Google
Sustentabilidade e impacto
Embora os novos dispositivos não tragam uma ênfase específica em práticas sustentáveis, o aumento na duração da bateria e a busca por eficiência energética podem ser vistas como esforços em direção a uma produção mais responsável. O Pixel 10 Pro Fold, por exemplo, é destacado como "o primeiro foldable totalmente resistente a poeira" (IP68), sugerindo que a durabilidade do design também é uma preocupação relevante para o futuro dos smartphones.
Com um portfólio que ainda inclui a Pixel Watch 4 e os Pixel Buds 2a, a Google parece direcionar seu marketing para enfatizar não apenas a inovação em tecnologia, mas também a questão prática da utilização da IA no dia a dia do usuário.
A expectativa em torno dos lançamentos futuros é de que a empresa continue a insistir em uma abordagem madura ao design de produtos que ofereçam soluções pragmáticas, unindo estética e funcionalidade. É um momento crucial para o setor, à medida que a integração arquitetônica entre hardware e software redefinirá a experiência do usuário.
Fonte: (yankodesign – Design)