Google insere IA em ofertas de e-commerce diante de rivalidade

São Paulo — InkDesign News —
O novo recurso de busca de passagens aéreas do Google, que integra inteligência artificial ao e-commerce de viagens, promete ajudar os consumidores a encontrar melhores ofertas em um cenário de crescente concorrência no setor.
Lançamento
O Google anunciou a ferramenta Flight Deals, disponível no Google Flights, para que viajantes flexíveis possam encontrar tarifas mais baratas. Com essa nova funcionalidade, os usuários podem inserir consultas em linguagem natural, descrevendo suas preferências de viagem.
Integração
Exemplos de pesquisas permitem que os usuários busquem por viagens específicas, como “viagem de uma semana neste inverno para uma cidade com boa comida, apenas diretas” ou “viagem de esqui de 10 dias para um resort de classe mundial com neve fresca.” A ferramenta utiliza modelos de IA para compreender as nuances dos pedidos dos usuários e busca dados ao vivo do Google Flights para apresentar resultados relevantes.
“Essa ferramenta foi projetada para ajudar os viajantes a encontrar as melhores opções de tarifas de forma mais eficiente.
(“This tool is designed to assist travelers in finding the best fare options more efficiently.”)— Nome, Cargo, Empresa
Performance
Reguladores, incluindo a Comissão Europeia, estão analisando se o Google favorece seus próprios produtos de busca, como o Google Flights, prejudicando a concorrência. Essa investigação ocorre sob a égide do Digital Markets Act, que visa limitar o poder das grandes plataformas de tecnologia. O Google está avaliando propostas de mudança para acalmar essas preocupações, como a inclusão de uma caixa de comparação de preços nos resultados de busca.
“Nosso objetivo é coletar feedback e explorar como a IA pode melhorar o planejamento de viagens.
(“Our goal is to gather feedback and explore how AI can improve travel planning.”)— Nome, Cargo, Empresa
Atualmente, o Flight Deals está em fase beta e será implementado nos EUA, Canadá e Índia nas próximas semanas. A iniciativa busca não apenas potencializar a experiência de compra, mas também competir com rivals que já aplicam soluções de IA em suas plataformas, como Booking.com e Expedia.
Com a integração desse novo recurso, o Google Flights clássico continuará a existir, com melhorias como a opção de excluir tarifas econômicas básicas em viagens dentro dos EUA e Canadá. O próximo passo envolve coletar dados sobre a aceitação da ferramenta e avaliar futuras integrações que possam aprimorar ainda mais a experiência do usuário.
Fonte: (TechCrunch – Commerce & Retail Tech)