
São Paulo — InkDesign News — O CEO da Alphabet e Google, Sundar Pichai, revelou um panorama sobre a crescente adoção de soluções de IA voltadas para o consumidor, destacando recursos como o AI Overviews do Google Search e o aplicativo Gemini.
Funcionalidades
O AI Overviews, um recurso do Google Search que oferece um resumo gerado por IA dos resultados de pesquisa, alcançou 2 bilhões de usuários mensais, aumentando de 1,5 bilhão em maio de 2025. Segundo Pichai, o experiência de chat do AI Mode, que permite respostas mais detalhadas nas pesquisas, conta com 100 milhões de usuários mensais. O aplicativo Gemini, por sua vez, já possui 450 milhões de usuários ativos mensalmente, evidenciando um forte crescimento na interação diária.
“Continuamos a ver um forte crescimento e engajamento, com os pedidos diários crescendo mais de 50% em relação ao primeiro trimestre”,
— Sundar Pichai, CEO, Alphabet e Google
O uso de IA se estende ainda para serviços como Google Meet, onde mais de 50 milhões de usuários aproveitaram notas de reunião impulsionadas por IA. Além disso, o Google Vids, uma funcionalidade que gera vídeos a partir de texto com o modelo Veo 3, já conta com cerca de 1 milhão de usuários mensais.
Implementação
A crescente aceitação de ferramentas de inteligência artificial é evidenciada por um aumento significativo no número de tokens processados, atingindo 980 trilhões mensais, um salto em relação a 480 trilhões divulgados na conferência de desenvolvedores em maio. Isso demonstra um forte interesse do mercado em soluções mais robustas de IA, posicionando o Google como líder neste segmento.
“Estamos vendo uma demanda significativa por nosso portfólio abrangente de produtos de IA”
— Sundar Pichai, CEO, Alphabet e Google
A adoção em larga escala dos recursos de IA, no entanto, gera questionamentos acerca da participação genuína dos usuários, uma vez que as funções foram incorporadas de maneira intensiva nas plataformas do Google.
ROI
Para o Google, os investimentos de longo prazo em uma abordagem diferenciada de IA estão começando a render frutos. Apesar do crescimento, a reação dos investidores foi negativa, especialmente após o anúncio de um aumento nas despesas de capital para acompanhar o cenário competitivo de IA.
O aumento significativo da adoção de IA e o desenvolvimento constante de suas ferramentas podem transformar drasticamente o ROI, especialmente para empresas que utilizam soluções de IA em suas operações. As métricas de uso e engajamento sugerem que os consumidores estão cada vez mais receptivos às tecnologias emergentes no espaço enterprise.
Com um roadmap focado na expansão e melhorias contínuas, o Google prepara o terreno para um domínio ainda maior neste setor em rápida evolução.
Fonte: (TechCrunch – Enterprise Tech)