- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Enterprise Tech

Google apresenta atualizações do Gemini e Project Mariner

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Durante o Google I/O 2025, a gigante da tecnologia anunciou uma nova iniciativa orientada para enterprise, desenvolvendo um sistema de satélites para detectar calamidades naturais em tempo real.

Funcionalidades

O projeto, denominado Fire SAT, é uma constelação de satélites equipada com imagem multimodal e inteligência artificial. Segundo Sundar Pichai, CEO do Google, “Juntamente com um grupo incrível de parceiros, estamos construindo algo chamado Fire SAT. É uma constelação de satélites que usa imagem de satélite multiespectral e IA, visando fornecer insights quase em tempo real.”

“Juntamente com um grupo incrível de parceiros, estamos construindo algo chamado Fire SAT. É uma constelação de satélites que usa imagem de satélite multiespectral e IA, visando fornecer insights quase em tempo real.”

— Sundar Pichai, CEO, Google

O sistema tem como capacidade de detectar incêndios de até 270 pés quadrados, equivalente ao tamanho de uma garagem. A tecnologia melhora o tempo de resposta em emergências, representando uma evolução significativa na forma como as empresas podem monitorar seus arredores.

Implementação

A implementação do Fire SAT envolve parcerias estratégicas com diversas entidades e organizações que têm interesse em monitorar e responder a desastres naturais. O primeiro satélite já está em órbita e a expectativa é de que, quando totalmente operacional, a frequência de atualização das imagens passará de cada 12 horas para cada 20 minutos.

Essa implementação envolve considerações de custo e eficiência, facilitando a tomada de decisões rápidas em situações de risco. O uso de dados em tempo real pode ser integrado em sistemas de gestão de emergência que muitas empresas já utilizam.

ROI

Embora o investimento inicial em tecnologia satelital e IA possa ser alto, os benefícios potenciais em termos de economia de custos com gestão de riscos e prevenção de desastres naturais podem ser significativos. A capacidade de resposta rápida é crucial em situações de emergência, o que pode reduzir perdas e danos aos bens materiais.

As organizações que adotarem este sistema poderão não apenas melhorar sua imagem corporativa, como também potencialmente reduzir custos operacionais relacionados a desastres.

A adoção de tecnologia avançada no setor de monitoramento de desastres mostra um caminho promissor para que empresas e governos trabalhem juntos em soluções de resiliência mais eficientes.

Fonte: (TechCrunch – Enterprise Tech)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!